terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Veja a lista dos principais prêmios em Educação do Brasil

Há diferentes premiações nas quais podem participar alunos, educadores e gestores

Carolina Vilaverde
Da Redação do Todos Pela Educação

As premiações na área de Educação podem ser importantes instrumentos de mobilização de alunos, docentes e gestores escolares. Além disso, cumprem outro papel: o de valorizar os bons profissionais e reconhecer aqueles que se dedicaram. Por isso, o Todos Pela Educação fez uma lista das principais premiações do País.

Se você conhece outros prêmios, deixe seu comentário.

EDUCADORES

Professores do Brasil
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e de instituições parceiras, que busca reconhecer a contribuição dos docentes da rede pública para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

O concurso seleciona as melhores e mais criativas experiências pedagógicas desenvolvidas pelos professores da rede pública de ensino e que tenham êxito no enfrentamento de situações-problema. O objetivo é resgatar e valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo de formação das novas gerações.



Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
Criado em 1998 com o objetivo de identificar docentes que adotam boas práticas em sala de aula, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 pretende valorizar os bons educadores e disseminar em todo o Brasil a profissionalização da carreira docente.

A cada edição, mais de 4 mil professores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos inscrevem seus trabalhos, em diferentes áreas de conhecimento. Uma comissão selecionadora, composta pro profissionais renomados em didática do ensino, analisa os trabalhos recebidos e escolhe dez Professores Nota 10 e um Gestor Nota 10.


Prêmio Viva Leitura
O Prêmio Viva Leitura, criado em 2005, é uma iniciativa do MEC, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para estimular e reconhecer as melhores experiências que promovam a leitura no País.

Ele faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e pretende colaborar para democratizar o acesso à literatura, para fomentar a formação cidadã e para apoiar a criação e a produção literária.


Prêmio Arte na Escola Cidadã
O Prêmio Arte na Escola Cidadã pretende reconhecer e evidenciar experiências educativas de qualidade no ensino da arte. Desde 2000, ele premia e documenta boas práticas de professores dessa disciplina no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o País.

A premiação é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola, organização social fundada em 1989, que tem como objetivos incentivar e qualificar o ensino da arte por meio da formação continuada de docentes da Educação Básica.



Prêmio Microsoft Educadores Inovadores
Com o objetivo de reconhecer os melhores projetos educacionais que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade do ensino, foi criado o Prêmio Microsoft Educadores Inovadores.

O concurso já recebeu mais de 2 mil projetos de todas as regiões do País e pretende incentivar o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que melhorem o desempenho escolar dos estudantes.


GESTORES

Prêmio Gestão Escolar
Desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar seleciona experiências bem-sucedidas na gestão de escolas públicas brasileiras. Após as inscrições, comitês estaduais avaliam as escolas inscritas e escolhem as representantes de cada estado. Depois da seleção estadual, são escolhidas seis escolas que concorrem ao título de “Escola Referência Brasil”.

Podem participar da premiação quaisquer instituições de ensino de Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais de todo o Brasil.


Prêmio Escola Voluntária
Realizado uma vez por ano, o Prêmio Escola Voluntária tem por objetivo divulgar, incentivar e premiar instituições de ensino responsáveis por projetos que estimulem o trabalho voluntário entre os alunos.

O voluntariado deve ser em prol de uma comunidade com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer série do Ensino Médio.


ONGs

Prêmio Itaú Unicef
O Prêmio Itaú Unicef reconhece e estimula o trabalho de ONGs, que contribuem para a Educação integral de alunos brasileiros, em articulação com as políticas públicas de ensino e assistência social. É uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que acontece a cada dois anos, desde 1995.

Podem ser inscritos projetos socioeducativos, de atendimento direto a crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos, planejados e executados por organizações não governamentais, sem fins lucrativos, constituídas e com sede no território nacional.


ALUNOS

Diversas premiações são voltadas ao incentivo dos estudantes. A maior parte delas tem a forma de olimpíadas. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um exemplo e, em 2011, teve mais de 18,7 milhões de alunos inscritos em 44.691 escolas. Veja abaixo a lista das olimpíadas e premiações:

Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)

Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)

Olimpíada de Geografia - Viagem do Conhecimento

Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Prêmio Ciências no Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário