terça-feira, 28 de agosto de 2012

Estudo mostra diferenças entre o ciúme feminino e masculino

Psicologia evolutiva explica que se deve a vínculo com a prole
2012-08-23

Homens sentem mais ciúme sexual e mulheres emocional

Uma investigadora chilena, da Universidade de Santiago do Chile, que se debruçou sobre as manifestações emocionais do ciúme refere que existem diferenças significativas entre as do homem e da mulher.

Para o estudo, Ana Maria Fernandez usou excertos do filme «Closer», com Julia Roberts, Jude Law, Clive Owen e Natalie Portman, com cenas que envolviam momentos de traição conjugal. Os trechos da longa-metragem foram utilizados para induzir ciúmes nos participantes, controlando determinados parâmetros fisiológicos, como a respiração e batimentos cardíacos.

Embora existam diferenças, dependendo da cultura, a psicóloga defende que geralmente os homens sofrem mais de ciúme sexual e as mulheres de ciúme emocional. No entanto, ambos, homens e mulheres, sentem ciúme sexual e emocional – a proporção relativa de cada tipo é que varia.

O sexo masculino sente-se mais motivado por sentimentos de agressividade e a vontade de manter a relação por competição, mas o lado feminino aproxima-se mais da dor e tristeza, mas ambos sentem sentimentos de possessividade em relação ao outro.

Do ponto de vista da psicologia evolutiva, nos mamíferos, as fêmeas têm sempre a certeza de que os filhos são seus, já os machos podem ficar-se pela dúvida e isso pode ter influenciado a evolução do tipo de ciúme entre os géneros. As mulheres temiam acima de tudo, que se perdesse o vínculo emocional e a ajuda paterna e os homens o facto de estarem a criar um filho de outro.

Em suma, o amor e o ciúme são comportamentais muito importantes evolutivamente para a reprodução humana, mas essencialmente na manutenção do vínculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário