quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MT - Mais de 100 acadêmicos participam de oficina de formação para bolsistas


Redação 24 Horas News

Mais de 100 acadêmicos vindos de 10 campi da Universidade do Estado de Mato Grosso estão em Cáceres desde domingo (26.08), onde permanecem até quarta-feira (29.08), para participar da 2ª etapa de seleção do Programa de Formação de Células Cooperativas (FOCCO). São oferecidas 48 vagas para bolsistas, sendo uma para cada curso de graduação.

O FOCCO é uma nova política da Unemat de incentivo ao protagonismo estudantil que busca estimular a permanência e aprovação e taxa de conclusão dos cursos de graduação, por meio da formação de células de aprendizagem cooperativa.

Esta etapa de formação inclui palestras e oficinas de elaboração de projetos. Os acadêmicos receberão subsídios para elaborar uma proposta de célula de aprendizagem cooperativa, podendo ser qualquer tema, assunto, conteúdo, que possa colaborar com aumento de rendimento e aprovação dos alunos nos cursos de graduação.

Cada célula de aprendizagem deverá ser organizada e mantida pelo aluno bolsista, que reunirá outros acadêmicos da Universidade com o objetivo de promover a discussão e estudo que colabore com a aprovação dos participantes em seus cursos de graduação.

São considerados critérios para seleção nesta 2ª etapa a capacidade de interação com os colegas, disposição para planejar e executar projetos de aprendizagem, capacidade de organizar grupos de estudo com outros estudantes, competências interpessoais e habilidade para articular um grupo de estudo e natureza, qualidade e viabilidade do projeto de aprendizagem proposto.

A seleção inclui ainda entrevista realizada nos dias 28 e 29 de agosto. O resultado do processo seletivo será divulgado em 03 de setembro.

FOCCO - A bolsa é no valor mensal de R$ 400, com carga horária de12 horas e vigência de no máximo quatro meses, relativos ao período de setembro a dezembro de 2012, podendo ser renovada mediante atendimento de novo edital em 2013.

Por determinação da Justiça, governador nomeia aprovado para Seduc

A nomeação consta no Diário Oficial desta quarta-feira (29), foi apenas uma nomeação

HÉRICA TEIXEIRA

Mayke Toscano/Hipernotícias

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, atendendo a determinação da Justiça, nomeia um aprovado no concurso público de 2009 para professor da educação básica, área ciências física e biológica. O professor vai atuar no município de Lucas do Rio Verde. A nomeação está publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (29).

O concurso de 2009 abriu 10.086 vagas para vários cargos em todas as secretárias do governo. O prazo de dois anos para a nomeação encerrou em 30 de junho deste ano e o gestor público determinou a prorrogação por mais dois anos, ficando vigente até 2014.

Em ato 9.156, “ o governador, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 66, incisos III e XI da Constituição Estadual. Considerando o disposto no inciso II do Art. 129 da Constituição Estadual; considerando o disposto no inciso II do Art. 37 da Constituição Federal; considerando o Edital n. 004/2009-SAD/MT, que dispõe sobre o Concurso Público para a Carreira dos Profissionais da Educação Básica,publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso de 27 de julho de 2009; considerando a Classificação Geral do Concurso Público publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso através dos Editais Complementares n. 39, 40 e 41, bem como sua Homologação, publicado por meio do Edital Complementar n. 42, em 30 de junho 2010. considerando a retificação através do Edital Complementar n. 44 publicado no Diário Oficial de 16 de junho de 2011; considerando a decisão judicial proferida no Mandado de Segurança nº 74922/2012 – Classe 120 – CNJ – Cível - Comarca Capital; considerando os termos do processo n. 402216/2012-SAD; considerando, finalmente o que determina os subitens 19.3 e 19.5 do Edital n. 004/2009-SAD/MT, resolve nomear para a Secretaria de Estado de Educação”. Clique aqui.

MANDADO DE SEGURANÇA

Consta na movimentação no Tribunal de Justiça (TJ), que o recurso impetrado pelos aprovados no concurso público, está concluso para análise do relator, o juiz Sebastião Barbosa Farias. No mês de abril, vários aprovados, principalmente da Área Instrumental, entraram com mandado de segurança para garantir a vaga.

No concurso foram disponibilizados apenas para área de Taig, 320 vagas para cargo de Taig, sendo 74 vagas para administrador, 79 advogados, 42 analistas de sistemas, 2 assistentes social, 77 contadores, 42 economistas, 1 educador físico, 2 pedagogos e 1 psicólogo. Ainda faltam ser nomeados cerca de 230 aprovados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário