terça-feira, 28 de agosto de 2012

O senhor século XX

Neil Armstrong morreu aos 82 anos

2012-08-25

Por Jorge Massada

Lua, Julho de 1969 (imagens NASA)

Se alguém me perguntasse o nome de alguém que personificasse o século XX responderia sem hesitar: Neil Armstrong. Porque chefiou a missão que constituiu, para mim, o maior feito da humanidade: Chegar a outro planeta ou, mais exactamente, ao nosso satélite. Porque foi o primeiro homem a pisar outro mundo que não a Terra. Morreu este sábado na sequência de complicações que resultaram de uma intervenção cirúrgica ao coração no princípio de Agosto. Como por ironia faleceu enquanto decorre outra missão eapacial de grande envergadura: a pesquisa feita em Marte pelo robot Curiosity.

Sendo que o século XX foi palco de grandes transformações sociais, como duas grandes guerras mundiais, a implantação do comunismo, a invenção da pílula, o surgimento da Internet - tantas e tantas alterações e descobertas - o grande momento aconteceu a 20 de Julho (21 em Portugal) de 1969. Foi a chegada do homem à Lua, menos de um mês antes de outro acontecimento que deixou as suas marcas: o festival de Woodstock.

"Um pequeno passo para o homem, uma salto gigante para a humanidade" - disse Armstrong ao alunar. Depois colocou a bandeira dos Estados Unidos (cozida pela portuguesa Isilda Ribeiro, hoje regressada a Vagos, distrito de Aveiro).

Buzz Aldrin juntou-se a Neil Armstrong para um passeio lunar de duas hora durante as quais recolheram 21 quilogramas de rochas e tiraram fotografias. Miclhel Collins, o terceiro membro da tripulação da Apolo XI, permaceu mo módulo de comando em órbita.

A madrugada de 21 de Julho (em Portugal) permanecerá na memória de todos os que puderam assisitir à transmissão televisiva do maior momento da exploração do espaço. Ficará também como um momento de intensa emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário