quarta-feira, 29 de agosto de 2012

MT- Reunião do Paz na Escola e Escola Segura acontece no 10º Batalhão da PM

Redação 24 Horas News

As secretarias de Estado de Educação (Seduc/MT) e de Segurança Pública (Sesp/MT) promovem nesta quarta-feira (29.08), a partir das 14 horas, no 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM), um encontro de diretores das escolas estaduais instaladas nas regiões Centro-Norte e Centro-Sul, de Cuiabá. A ação integrada aos programas Paz na Escola/Escola Segura, articula estratégias conjuntas para a promoção de ações de paz no ambiente escolar e em seu entorno.

Ao todo 15 diretores, que coordenam as atividades em unidades instaladas na região do Verdão/Santa Isabel (Centro-Norte), debaterão estratégias de trabalho, desta vez reunidos na sede do Batalhão, instalado no bairro Jardim Cuiabá. Também no mesmo horário, às 14h, outros 18 diretores de unidades escolares da região Centro-Sul (região do Porto) estarão reunidos na Escola Estadual Nilo Póvoas, com representantes do 1º Batalhão da PM.

Para facilitar o processo de monitoramento das ações, bem como as intervenções pontuais necessárias, a Seduc estabeleceu a mesma organicidade adotada pela PM, no que tange às limitações geográficas. “O procedimento facilita a interlocução com os gestores da unidade, que passaram a conhecer os comandantes”, explica a coordenadora de projetos educativos da Seduc, Janaína Monteiro.

Conforme o coordenador do programa Escola Segura, major James Ferreira, durante as reuniões os comandantes dos batalhões apresentarão aos gestores das unidades, o plano de trabalho elaborado para cada uma das respectivas regiões. “Será um momento de socialização das boas práticas e de apresentações de ideias e estratégias”.

FOMPEPE

Outra ação advinda do Paz na Escola/Escola Segura trata-se da seleção de um representante de cada região para ter vez e voz durante as reuniões ordinárias do Fórum Municipal Permanente de Educação Paz na Escola (Fompepe), que acontece na última quinta-feira de cada mês, sempre às 14h, na sede da Escola de Governo.

“Esse profissional leva para as reuniões as sugestões da região, opina, auxilia na promoção de ações, participa diretamente na proposição”, explica Janaína. Ela ainda frisa que todos os profissionais são orientados a promover o debate juntamente a todo os atores envolvidos no processo educacional (pais, alunos, técnicos, professores) para a coleta dessas informações.

A implantação do Fórum Municipal Permanente se deu mediante um amplo trabalho de discussão realizado com todos os atores envolvidos no processo educacional, por meio de pré-fóruns escolares, fóruns municipais e do Fórum Estadual Permanente de Educação. O objetivo é fortalecer e dinamizar a rede social no enfrentamento a qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, jovens e adultos – na irrestrita defesa dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário