Autor(a): Katiuscia Maciel Pereira
katilicia_top@hotmail.com
Coautores(a): Lislyê de Matos
Instituição: Escola Estadual Vale do Guaporé
Vivemos
a era da tecnologia, esta que no decorrer do tempo veio desenvolvendo
seus aspectos dentro da história da humanidade e apesar de presente no
cotidiano das pessoas, busca a melhor relação com a escola e a
sociedade, ou seja, capacitar o homem frente ao mundo moderno.
Para
harmonizar essa relação e ampliá-la é que as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) surgiram como uma tecnodemocracia na busca da
inclusão digital e da sua formação crítica cidadã.
Essa inserção revolucionária tem seu papel determinante no âmbito da
política e embora os avanços sejam grandes, há muito o que realizar
nesse contexto.
Para
a melhor implementação dessas tecnologias na escola é crucial formar
sujeitos inicialmente numa alfabetização tecnológica, buscando autonomia
de suas ações e decisões para a devida compreensão de seus objetivos
concretos. Sabe-se que a utilização das TIC cria novas possibilidades
pedagógicas no ensino, cointregram disciplinas muitas vezes
compartimentalizadas e propiciam a cooperação entre pessoas. Daí, a
coesão entre o professor e o técnico responsável pelo laboratório de
informática como mediadores desse processo, num papel relevante em mostrar esse mundo digital de recursos .
Para
tanto, a capacitação desses profissionais em cursos promovidos nessa
área são de fundamental importância na formação de sujeitos críticos,
criativos e autônomos, prontos para desenvolver na sociedade seu
progresso intelectual humano, já que essas tecnologias vieram para
facilitar suas necessidades psicossociais de desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário