sábado, 23 de março de 2013

A implementação das TIC na escola



Autor(a): Katiuscia Maciel Pereira
katilicia_top@hotmail.com
Coautores(a): Lislyê de Matos
Instituição: Escola Estadual Vale do Guaporé
  
            Vivemos a era da tecnologia, esta que no decorrer do tempo veio desenvolvendo seus aspectos dentro da história da humanidade e apesar de presente no cotidiano das pessoas, busca a melhor relação com a escola e a sociedade, ou seja, capacitar o homem frente ao mundo moderno.
            Para harmonizar essa relação e ampliá-la é que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) surgiram como uma tecnodemocracia na busca da inclusão digital e da sua formação crítica  cidadã. Essa inserção revolucionária tem seu papel determinante no âmbito da política e embora os avanços sejam grandes, há muito o que realizar nesse contexto.
            Para a melhor implementação dessas tecnologias na escola é crucial formar sujeitos inicialmente numa alfabetização tecnológica, buscando autonomia de suas ações e decisões para a devida compreensão de seus objetivos concretos. Sabe-se que a utilização das TIC cria novas possibilidades pedagógicas no ensino, cointregram disciplinas muitas vezes compartimentalizadas e propiciam a cooperação entre pessoas. Daí, a coesão entre o professor e o técnico responsável pelo laboratório de informática como  mediadores desse processo, num papel relevante em mostrar esse mundo digital de recursos .
            Para tanto, a capacitação desses profissionais em cursos promovidos nessa área são de fundamental importância na formação de sujeitos críticos, criativos e autônomos, prontos para desenvolver na sociedade seu progresso intelectual humano, já que essas tecnologias vieram para facilitar suas necessidades psicossociais de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário