sábado, 23 de março de 2013

MT - Estudantes do Médici reclamam de calor nas salas de aula

Estudantes “trancam” a avenida para pedir condicionadores de arAlunos do Médici fecharam a Avenida Mato Grosso nesta sexta-feira (22)Mary Juruna/MidiaNews


Clique para ampliar




LISLAINE DOS ANJOS

DA REDAÇÃO


Estudantes da Escola Estadual Presidente Médici trancaram uma das pistas da Avenida Mato Grosso, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (22), para reivindicar a instalação de aparelhos de ar-condicionado na unidade.

A escola é uma das maiores do Estado e possui 2.060 alunos matriculados. Eles reclamam do forte calor dentro das salas de aula, o que atrapalha a qualidade do ensino.

A polícia esteve no local e determinou que a interdição da via poderia ser feita apenas por dez minutos, o que foi obedecido pelos alunos.

Agentes de trânsito também estiveram no local para organizar o tráfego. A avenida já foi liberada pelos alunos.

Por meio de sua assessoria, o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, afirmou que o governo adquiriu seis mil condicionadores de ar, em diferentes lotes, desde o ano de 2011.

Segundo a pasta, todos os aparelhos foram encaminhados às escolas estaduais e aguardam condições ideais para serem instalados.

Mary Juruna/MidiaNews


Alunos querem que condicionadores de ar sejam instalados

Atualmente, Mato Grosso possui 739 escolas estaduais, das quais 650 estariam aptas a receberem os aparelhos de ar-condicionado. Dentre essas, porém, apenas 300 deverão ser imediatamente contempladas com o benefício.

Segundo a secretaria, isso se deve pela necessidade de instalação de postos de transformação e demais adequações dessas unidades. Isso porque, por se tratarem de estruturas antigas, elas não possuem a rede elétrica preparada para tais instalações.

Nas unidades escolares mais recentes, porém, os aparelhos já foram instalados e estão funcionando, de acordo com a Seduc.

Adequações

A previsão do governo é de que os postos de transformação sejam instalados até o mês de abril.
Finalizada a instalação de cada posto, equipes da Centrais Elétricas Mato-grossenses (Rede Cemat) seguem até a unidade escolar para avaliar se a região possui capacidade elétrica para suportar a instalação dos aparelhos, ou se é necessária a instalação de novos postes de energia nas proximidades da escola.
Ainda de acordo com a Seduc, 109 escolas da Baixada Cuiabana dependem da instalação desses postos de transformação, sendo que 53 já passaram pela instalação. Em Cuiabá, duas escolas dependem de postos de transformação: a Presidente Médici e o Liceu Cuiabano.

Um dos postos necessários para a Capital já teria sido entregue pela fábrica e deve ser instalado no Médici em breve, segundo a pasta.

A Cemat, então, deverá seguir até o local testar a capacidade de energia da região e verificar se será preciso instalar mais um poste de energia na escola, processo para o qual a empresa possui um prazo legal de 210 dias.

Em seguida, um engenheiro da Seduc ficará responsável pela elaboração de um projeto de rede elétrica interna na escola – que não envolve obras físicas – e que ajudará a não sobrecarregar a rede já existente na unidade.

Essa nova rede elétrica ficará disponível, então, apenas para a alimentação dos condicionadores de ar. O Estado já tem disponível, segundo a pasta, R$ 19 milhões apenas para o pagamento dessas adequações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário