sábado, 23 de março de 2013

MT - Estudantes Ikpeng de Agroecologia criam projeto de irrigação



Quarenta e dois alunos da primeira turma do Ensino Médio Integrado a Educação
Divulgação
Estudantes Ikpeng de Agroecologia criam projeto de irrigação
Profissional (EMIEP), em Agroecologia da Escola Estadual Indígena Ikpeng desenvolveram uma horta comunitária irrigada, que vai contribuir para a melhoria nutricional da comunidade. A unidade está localizada na região do Médio Xingu, município de Feliz Natal.

Na horta os indígenas cultivam alface, rúcula, couve e legumes como: beterraba e batata. O ensino das técnicas de plantio, irrigação e utilização de adubo que antes era ofertado nas Escolas Estaduais do Campo chegou às unidades indígenas em janeiro deste ano.

Além da Ikpeng outras 10 Escolas ofertam o EMIEP para índios, com formação
Divulgação
Estudantes Ikpeng de Agroecologia criam projeto de irrigação
técnica em Agroecologia ou Meio Ambiente. No total, 330 alunos oriundos de 29 etnias participam dos cursos. As aulas técnicas compõe o módulo prático da primeira fase de aulas. O curso é ofertado no período de férias e a conclusão do 1º ano de formação ocorrerá no mês de julho.

O engenheiro agrônomo Gustavo de Souza trabalhou durante 20 dias com os Ikpengs, temáticas específicas de Agroecologia, além das disciplinas de Etnoecologia e Manejo de Plantas e Animais. “Pela manhã as aulas eram práticas e durante a tarde e noite trabalhavamos a parte teórica”, disse.
A assessora pedagógica de Canarana, Marlene Arens, responsável pelo acompanhamento da gestão da Escola informou que “a meta é que os estudantes concluam o curso em três anos”. Ela citou que os alunos também estudaram Matemática, Artes, Língua Materna e Educação Física.

VOLNEY ALBANOAssessoria/Seduc-MT



Nenhum comentário:

Postar um comentário