sábado, 23 de março de 2013

Desenvolvimento da Leitura e Escrita através de Pesquisas



Autoras: SELMA PAULINA CARVALHO DE JESUS
LUCINEI ALVES NOGUEIRA PEREIRA
ESCOLA ESTADUAL VALE DO GUAPORÉ
A experimentação é uma prática fundamental para o crescimento do aluno na aprendizagem, diante disso é que se abrem várias portas para o professor trabalhar com aulas práticas, segundo as várias vertentes a que se propõe o meio escolar.

Dessa forma, as experiências além de ajudar no processo do desenvolvimento cognitivo, também auxiliam no desenvolvimento de conhecimentos científicos; assim as aulas práticas permitem que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos. Servem também como estratégia e podem auxiliar o professor a construir com os alunos uma nova visão sobre um mesmo tema.

Buscando estimular a aprendizagem é que a escola procura meios de trabalhar com projetos das mais diferentes formas. Com isso teve início o projeto desta turma( 2º Ano, II fase do 1 ciclo), com aulas dialogadas sobre as diversas vertentes do tema que originou-se em uma roda de conversa, com os alunos questionados sobre temas propostos para estudar durante o ano letivo 2012.

Através desta atividade foi possível observar o quanto nossos alunos apreciam atividades diferenciadas, interativas e participativas, onde podem construir e manipular diversos conhecimentos. A busca por respostas pode ser visivelmente ampliada quando trabalhamos teoria e prática lado a lado. Nesta abordagem, o aluno é o sujeito ativo do processo de ensino aprendizagem assim o professor deixa de ser somente o transmissor de conhecimentos e passa a ser facilitador ao criar condições para que os alunos aprendam em um ambiente de compromisso, em que ao estar na sala de aula por interesse e não por obrigação se sentem no dever de pesquisar e estudar. Segundo Pessoa (2001), durante uma atividade prática o docente pode estimular o aluno a gostar e a entender os conteúdos, fazendo isso através de práticas que partem da realidade do cotidiano dos alunos.

Conhecer os animais e observar o seu comportamento através de filmes, analise de imagens e experiências trazidas do cotidiano é uma forma de produzir conhecimentos e transmitir uns aos outros, o que motiva a pesquisa e a analise da proposta de aprendizagem. Um trabalho complementa o outro.
Após as discussões e diálogos do grupo chegou-se ao tema escolhido que foi o reino animal. Onde através do qual, levantaram alguns questionamentos, sendo estes: Como é a vida dos animais que moram na água? Como é a vida dos animais na floresta? Como é sua forma de se alimentar? Como acontece a sua reprodução?

Para a construção do tema com os alunos, visitamos o laboratório de zootecnia da Universidade do estado de Mato Grosso – UNEMAT campus Pontes e Lacerda/MT. Onde os alunos puderam observar os diversos animais catalogados pelos universitários e também conheceram um pouco sobre cada espécie, já que foram acompanhados por alguns acadêmicos do curso de Zootecnia que falaram para as crianças sobre as classes a que cada animal pertence e sua importância para a natureza. A visita ao laboratório propiciou aos alunos ver e observar as diversas partes que compõem o corpo dos animais, desde os invertebrados até os maiores vertebrados que existem no reino animal.

Com o decorrer deste trabalho a turma pode trabalhar a leitura, escrita e a produção de texto, durante o processo pode-se perceber o envolvimento com a aprendizagem através do conhecimento dos animais. Além de um estimulo para a escrita dos respectivos nomes de cada animal e consequentemente a leitura e sua história na vida do homem e na natureza. Os resultados são visíveis, pois as crianças ao final do projeto podem ler e compreender as palavras que escrevem.

Com isso no transcorrer das pesquisas e debates foram agregando novos conhecimentos, como também refutando. Um dos primeiros passos desta pesquisa foram os animais que podem ficar perto do homem, sem causar transtorno físico e mental ao mesmo, sendo que estes animais são classificados como animais domésticos. Contudo, há os que não podem viver próximo das pessoas pertencentes à classe conhecida como animais selvagens.

Outra classe estudada pela turma foi dos animais mamíferos e como se dá sua reprodução, estes animais são vivíparos, por ser gerado dentro da barriga da mãe.

Dando continuidade as nossas pesquisas em sala de aula, prosseguimos com o assunto sobre as aves, onde abordamos suas características, sua forma de reproduzir, de se alimentar e como também sua colaboração na polinização das plantas. Neste estudo fizemos a diferenciação entre os animais vertebrados e invertebrados.
Para conclusão do nosso projeto de trabalho analisamos sobre os anfíbios, répteis e peixes.

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