sábado, 23 de março de 2013

Educadores debatem perspectivas e desafios em Mato Grosso


Mais de 500 dirigentes educacionais estarão participando de um encontro para debater o fortalecimento das ações coletivas educacionais. As discussões sobre o tema serão feitas  durante o "Encontro de Assessores Pedagógicos" e "11º Fórum ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)", aberto nesta terça-feira, 19, no auditório da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM). A primeira etapa do encontro “Perspectivas e Desafios na Gestão da Educação Pública e o Fortalecimento do Regime de Colaboração e Plano de Ações Articuladas”, envolve as discussão coletiva (assessores representando o Estado e secretários municipais) para dar oportunidade da efetivação do regime de colaboração, debatendo as peculiaridades de cada região, conforme explicou o presidente da Undime, Cléber Silvério de Freitas.
 
Para o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes, a implantação do Plano de Ações Articuladas (PAR), em 2008,  “Proporcionou uma visão global da situação dos municípios desde sua implantação e  deu início ao trabalho coletivo". Somado a viabilidade de mais recursos após a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) as "ações articuladas" garantirão os avanços que precisam ser feitos para melhorias na educação do Estado. A aplicação dos recursos assegurará inclusive os repasses de mais recursos, conforme apontou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Henrique Lopes. 
 
Ságuas Moraes também anunciou na abertura do evento  a entrega de mais ônibus escolares e um cronograma que findará em 2014, com 90% da frota do transporte escolar dos municípios renovada. 
 
Participaram da abertura a representante do MEC, Mônica Franco; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Domingos Campos Neto; o representante do governo federal no Congresso, professor Carlos Abicalil; o presidente do Conselho Estadual de Educação, Agnaldo Garrido; o secretário municipal de Cuiabá, Gilberto Gomes de Figueiredo; a presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação, Maridilva Oliveira e Silva; e o representante da AMM, Darcy Nonato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário