sábado, 11 de dezembro de 2010

Alunos do Quilombo, em Livramento/MT, concluem Ensino Médio

No início deste mês, foi formada mais uma turma do Ensino Médio de alunos da Comunidade do Quilombo, no município de Nossa Senhora do Livramento. São alunos de uma das salas anexas da Escola Estadual “José de Lima Barros”.

Conforme o coordenador pedagógico da escola, Cássio Manoel de Assunção, essa sala anexa está localizada a 60 Km da sede da escola, que, por sua vez, está 70 km distante da sede do município. No total, a escola está na zona rural, a 130 km de Livramento. “Tem alunos que chegam à escola de charrete ou a cavalo”, aponta o coordenador.

Foram formados agora 18 alunos no Ensino Médio Regular, mas com ênfase na Educação do Campo. De acordo com Cássio Assunção, na formação dos alunos é feito um trabalho integrado com a Associação dos Produtores da localidade. Os alunos estudam no período noturno.

Para o coordenador pedagógico, as formaturas são uma prova de que, apesar das distâncias, as salas anexas têm um bom funcionamento. “São fruto de um trabalho sério e responsável”, destacou. Na formatura, na Comunidade do Quilombo, estiveram presentes a secretaria municipal de Educação, professora Gracilma Vieira e a coordenadora pedagógica do município, Sandra Cristina de Melo. Festejaram também na ocasião, pela Rede Municipal, as turmas da Educação Infantil, Pré, 5º ano (4ª Série) e 9º ano (8ª Série).

A Escola Estadual “José de Lima Barros” fica no Distrito de Faval, em Livramento. No entorno da sede vivem 45 famílias. A unidade escolar possui 16 turmas, sendo seis na sede e 10 em salas anexas. No total, são 254 alunos. A Escola oferece o Ensino Fundamental (do 1º ao 3º Ciclos) e o Ensino Médio. A sede conta com a seguinte estrutura: quatro salas de aula, um laboratório de informática, secretaria, diretoria, sala de professores, refeitório e quadra de esporte, além de uma ampla área de lazer.

A escola possui salas anexas, nas seguintes comunidades: uma sala na Lajinha de Baixo (20 km); duas salas na Lajinha de Cima (45 km); uma na Cabocla (38 km);duas no Quilombo (60 km); duas no Rio dos Peixes (30 Km) e duas no Cristal (28 km). Estas distâncias foram calculadas a partir da sede da escola.



SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário