sábado, 11 de dezembro de 2010

Escola utiliza jornal para incentivar produção de texto - Cáceres/MT

Projeto de elaboração, pesquisa e confecção de um jornal impresso, desenvolvido por alunos da Escola Estadual Onze de Março, de Cáceres, é um incentivo ao aperfeiçoamento de produção de textos, estudo da língua portuguesa e uma maneira de incentivar a visão analítica e crítica dos alunos perante aos acontecimentos da sociedade.

Desenvolvido há dois anos, o ‘Informativo Onze de Março’, tem como coordenador e diretor de redação, o professor de Língua Portuguesa José Maria de Sousa. Ele fundamenta a necessidade da atividade por ser meio de ampliar o acesso da comunidade as informações. Frisa ainda que o informativo é um espaço para formar leitores críticos e participativos no processo de construção da cidadania.

O trabalho de elaboração do informativo - que conta com quarto (4) páginas coloridas - é complexo. As tarefas e os temas a serem apurados são previamente discutidos em salas de aula. A proposta pedagógica contempla atividades de pesquisa, reportagem de campo, a redação dos textos e a revisão. A montagem e o registro de imagens são atribuições dos estudantes também.

O mais recente exemplar publicado, foram 1.500 cópias, conta com reportagens sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa, sobre a inclusão social, além de trazer um resumo dos vários projetos pedagógicos (como Mostra de Ciências, Mostra Musical, II Anime Fest/Cultura Japonesa, festa julhina, projeto Arte e Cultura Matogrossense). O informativo é democrático também e contempla professores com espaço para os artigos de opnião.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

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