quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Projeto Haiyô forma 280 professores no magistério intercultural

Acontece no próximo dia 11 de dezembro a colação de grau de cerca de 280 profissionais da educação que participaram nos últimos cinco anos do Projeto Haiyô - formação em magistério intercultural. A formação reúne representantes de 31 etnias indígenas dos diferentes polos do Estado. As solenidades serão realizadas nos polos de Juína, Sangradouro, Campinápolis, Leonardo Villas Boas e Pavuru (ambas na região do Xingú), onde foram palco das atividades modulares de ensino e aprendizagem.

O Projeto Haiyô teve como objetivo habilitar professores indígenas para o exercício da docência – correspondendo ao ensino médio (magistério). O projeto valoriza e respeita as especificidades, oferecendo um currículo diferenciado nas escolas das aldeias, dando autonomia aos povos indígenas.

Os participantes do Projeto Haiyô foram previamente escolhidos nas respectivas aldeias e o programa foi pensado em dez etapas para que o processo de formação fosse realizado com um currículo completamente diferenciado respeitando as especificidades do público.

Ao longo de cinco anos, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) – juntamente com entidades parcerias como Fundação Nacional do Índio (Funai) , Secretarias Municipais de Educação, Conselho de Educação Indígena, e os Institutos Mawu e Oprint - trabalhou na formação desses profissionais por meio do projeto Haiyô. Hoje, Mato Grosso conta com 66 unidades estaduais destinadas ao atendimento de 31 comunidades indígenas.


PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário