A superintendente de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Débora Pedrotti Mansilla, e a técnica Cândida Gomes, da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (EJA), participam em Brasília do evento ‘Colóquio sobre a Metodologia de Construção de Plano Estadual de Educação nas Prisões’.
O evento reúne profissionais da educação de oito estados brasileiros, sendo que quatro deles (Mato Grosso, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro) já trabalham ativamente na construção do plano específico de políticas. Outros quatro estados, Paraíba, Pernambuco, Bahia, e Rio Grande do Norte iniciaram as discussões para a construção do plano. A ação em Brasília tem como objetivo estruturar a metodologia a ser empregada para o desenvolvimento dos trabalhos. "Nosso plano está em fase de finalização e deverá ser incluído como um capítulo do Plano Estadual de Educação", explica Débora. As discussões coordenadas pelo Ministério da Educação e Ministério da Justiça serão encerradas hoje (09/12).
Mato Grosso tem atualmente uma população carcerária de cerca de 11,5 mil pessoas, conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Deste quantitativo, 1.743 são reeeducandos matriculados na EJA com 73 educadores disponibilizados para as atividades. Outros 1,9 mil reeducandos integram as atividades propostas pelo programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação (MEC).
Desde 2009 a Secretaria de Estado de Educação vem discutindo a formatação das políticas, envolvendo representantes do Ministério Público Estadual, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Assembleia Legislativa, Sintep, Defensoria, Poder Judiciário, Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), dentre outros.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT
sábado, 11 de dezembro de 2010
Seduc/MT:participa de discussões sobre educação prisional em Brasilia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário