sábado, 11 de dezembro de 2010

Escola de Torixoréu/MT comemora aniversário com cultura

Para comemorar seu 42º aniversário, a Escola Estadual “Arthur da Costa e Silva”, de Torixoréu ( 322 Km à Sudoeste de Cuiabá) promoveu um “Sábado Cultural”. O evento teve como objetivo mostrar para a comunidade as atividades desenvolvidas na escola, no decorrer do ano letivo. A promoção visou, ainda, despertar no estudante o interesse pela pesquisa, fortalecendo assim o processo ensino-aprendizagem.

Conforme a assessora pedagógica da Seduc na região, Maria Ramos Barreto Varjão, a promoção aconteceu no dia 4 de dezembro, envolvendo a equipe gestora da escola, o Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, professores, alunos, e pais de alunos.

Uma das várias atividades desenvolvidas foi a apresentação do projeto de pesquisa “Nossa Escola, Nossa História”. Esse projeto ainda está em fase de desenvolvimento e tem como objetivo resgatar a história da Escola Estadual “Arthur da Costa e Silva”. Na ocasião, foram exibidos vídeos com depoimentos de ex-diretores da escola e fotos antigas e maquetes de determinados espaços do ambiente escolar, tais como a sala dos professores, a biblioteca, a frente da escola e a quadra esportiva.

Outra atividade foi a exibição de entrevistas realizadas com a comunidade, sobre as atividades de ex-alunos da escola, que hoje estão atuando em diferentes mercados de trabalho, dentro e fora do Estado.

Os trabalhos expostos à comunidade foram subdivididos em salas por área de conhecimento: área das “Ciências Humanas”, “Linguagem” e “Ciências da Natureza”. Na sala das Ciências humanas, por exemplo, foram expostos os seguintes conteúdos: painel dos paises que compõem o G 20, um mapa ampliado dos cinco continentes - identificando os paises subdesenvolvidos e desenvolvidos, respectivos a cada continente - charge de fontes de energia não renováveis e fontes de energias alternativa, mapa do Brasil, mostrando a localização dos quilombos e painel dos filósofos .

Também foi feito um “cantinho do antigo e do moderno”, no qual foi mostrada a evolução da tecnologia, em casos como: máquina de escrever x computador e ferro de passar a brasa x ferro elétrico.

Na sala de Linguagens foi apresentado o projeto “Leitura: Vamos nesta carona?!”, no qual os alunos contavam para os visitantes a história do livro lido e trabalhado em sala de aula. Uma exposição de produções de textos com temas diversos, tais como “Carta ao soldado Boina-Azul”, “Relembrando o passado” e “Criação de poemas”, releitura da obra de arte Mona Lisa, painel de apresentação da fanfarra em eventos escolares e municipais e arranjos natalinos. Houve ainda, a apresentação de um coral. Os alunos cantaram a música “Estoy enamorado” em espanhol e apresentada uma dança de origem africana, mostrando a importância da valorização da cultura afro-brasileira.

Na área das Ciências da Natureza, foram mostradas várias atividades experimentais. Abordaram magnetismo, eletricidade, eletromagnetismo, geometria plana (teorema de Pitágoras) e geometria espacial (poliedros de Platão). E ainda, apresentaram por meio de maquete, o modelo geocêntrico e heliocêntrico e uma Usina de Biomassa. Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os experimentos efetuados pelos alunos.

A professora de Biologia mostrou, por meio de maquete, o funcionamento do corpo humano (sistema urinário, respiratório e cardiovascular). Foram expostos ainda brincos produzidos com material de sucata, resultado de oficinas trabalhadas em sala de aula. Esta atividade conscientizou o aluno de que é possível reutilizar a sucata de forma sustentável e principalmente preservar o meio ambiente.

SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT com informações da Assessoria Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário