terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vídeo produzido pelo Ceaada ganha espaço na internet/Seduc/MT

Um vídeo produzido pelo Centro Estadual de Atendimento e Apoio ao Deficiente Auditivo (Ceaada) “Professora Arlete Pereira Migueletti”, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está entre os mais procurados no site You Tube. A grande atração é a utilização da língua Brasileira de Sinais, a Libras, ensinando passo-a-passo para a confecção do tradicional prato da culinária regional, a “Mariza Isabel”.

A linguagem utilizada pelos portadores de deficiência auditiva compõem produção do vídeo e é um projeto do setor de Informática Educacional do Ceaada. Conforme a professora responsável, Mara Tereza Antunes dos Santos, o projeto envolveu alunos do 2º Segmento e 1º Fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – período Vespertino.

No vídeo, aparecem as alunas Daine Mendes e Daiane Santos, que, ao som da trilha sonora de Pescuma, Henrique e Claudinho, explicam como é feito o prato. No vídeo também aparece a diretora do Ceaada, Gláucia Inês Paes de Barros Carvalho. Também participam da produção as alunas Irene Siqueira e Vanessa Cristina; as professoras Jaqueline Soares e Lussinei Ferreira e o intérprete de Libras, Marcos Roberto dos Santos.

A produção do vídeo foi acompanhada por uma equipe da TV Escola, do Ministério da Educação. O trabalho ainda deve ser mostrado em produção específica da emissora. O vídeo já foi exibido aos técnicos da Unesco que estiveram em Cuiabá em outubro, durante a realização do Seminário Internacional de Tecnologia Educacional.

Para o coordenador de informática educativa da Seduc, professor Edevamilton Oliveira, a produção tem como eixo central “a utilização das tecnologias como mediadoras de aprendizagens e o laboratório de informática como ferramenta”. O professor lembra que, utilizando estas ferramentas, o Ceaada já divulgou outros trabalhos no YouTube, tais como os Hinos Nacional, de Mato Grosso e de Cuiabá, utilizando a Libras. O YouTube é o site de vídeos mais popular da internet.

A professora Mara Tereza aponta que a produção de um vídeo escolar “configura-se como uma forma de linguagem, um fenômeno de significação e ressignificação, tornando-se um canal de expressão dentro da sociedade”.

Conforme a professora, a implantação do Projeto constituiu-se de ações pedagógicas e técnicas voltadas à formação dos alunos surdos, visando o domínio da tecnologia e da linguagem visual. Para viabilizar o projeto, os alunos desenvolveram habilidades tecnológicas que compreenderam as seguintes áreas: ambiente operacional, processador de texto, editoração eletrônica e multimídia.

O projeto trabalhou com os seguintes objetivos específicos: - Ter uma visão positiva sobre a educação dos alunos surdos; - Perceber a importância do trabalho em grupo; - Entender o processo de produção de mensagem visual – espacial; - Introduzir a tecnologia do vídeo digital no espaço escolar; - Expressar o que sentem e pensam através das imagens produzidas; - Estruturar um ambiente físico de modo que o aluno possa desenvolver todo seu potencial; - Selecionar materiais e atividades adequadas a idade cronológica do aluno; - Propor trocas de experiências concretas junto à família, professores, e outros profissionais.



SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário