terça-feira, 7 de junho de 2011

Continuam as inscrições para o Seminário de Educação para o Consumo

Consumidores mato-grossenses interessados em participar do 1º Seminário Mato-grossense de Educação para o Consumo com o tema 'Consumo Sustentável' podem dirigir-se à sede do Procon Estadual para realizar as inscrições. O seminário oferece 240 vagas e o valor da participação é uma sacola retornável em lona ecológica 100% algodão. O evento será realizado nos dias 08, 09 e 10 de junho, a partir das 19h, no auditório da OAB-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.

O seminário é voltado aos Procons municipais, estaduais, instituições governamentais e não-governamentais, secretarias estaduais e municipais do Meio Ambiente e Educação, e ainda, professores, acadêmicos da área de Geografia, Pedagogia, Psicologia, Turismo, Direito e a sociedade em geral.
O objetivo do evento é contribuir com a sensibilização do cidadão mato-grossense para que faça escolhas corretas no mercado de consumo, como também, possibilitar a reflexão quanto à utilização dos recursos naturais disponíveis no meio ambiente, visto que os mesmos interferem efetivamente na vida em sociedade.

PROGRAMAÇÃO

Dia 08 de junho, às 20h - Palestra - A velocidade, modernidade e o consumo - desafios para uma agenda de produtos eletroeletrônicos sustentáveis com o palestrante Ricardo Morishita Wada.

Dia 09 de junho, às 19h - Palestra - Educação para o Consumo Sustentável: temas para a Agenda dos Organismos de Proteção ao Consumidor com a palestrante Marilena Lazzarini; e às 20h30 - Escolas Sustentáveis em Mato Grosso: ressignificando o espaço, a gestão e o currículo escolar com a palestrante Giselly Rodrigues das Neves Gomes.

Dia 10 de junho, às 19h – Palestra - Os Desafios do Consumo Sustentável com a palestrante Fernanda Daltro; e às 20h30 - Consumo Consciente com a palestrante Lívia Alice de Carvalho Mondin.

De acordo com a gerente técnica do Procon MT, Eneide Modesto, dentro das práticas de cidadania para o consumo sustentável, faz-se necessário uma mudança nos atuais hábitos de consumo e nos impactos causados ao planeta. “Somos constantemente estimulados ao consumo rápido e ao descarte; esse hábito faz com que nós não tenhamos mais relação com o que consumimos”, argumenta. Ela explica que as pessoas consomem mais do que produzem e isso significa que o planeta não dá conta de todo o lixo produzido, gerando com isso uma situação insustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário