terça-feira, 7 de junho de 2011

Em São Paulo e no Rio, instituições abrigam iniciativas para proteger o meio ambiente

Leonardo Cazes

RIO - É do mundo acadêmico que saem os mais importantes alertas sobre as ameaças ao futuro do planeta. Nada mais lógico, então, que as universidades ponham em prática em seus campi iniciativas ecologicamente sustentáveis. Em São Paulo, USP e Unicamp testam o empréstimo de bicicletas para a circulação dos alunos. Já no Rio, a PUC promove, até sexta, sua 17 Semana do Meio Ambiente.

MEIO AMBIENTE:Rio de Janeiro inaugura primeira escola ecológica do país

As bikes, que há um mês começaram a ganhar a Cidade Universitária da USP, no Butantã, eram só uma ideia na cabeça de Mauricio Villar e Maurício Matsumoto quando os dois voltaram de um intercâmbio na França, em 2005. Alunos de Engenharia Mecatrônica, na época, eles resolveram desenvolver um sistema de aluguel de bicicletas baseado no que viram por lá, como trabalho de conclusão de curso.

- Mostramos o protótipo conceitual para a coordenação do campus, que gostou e financiou - conta Villar.

Com duas estações e quatro bicicletas, o projeto PedalUSP está em fase de testes, mas já tem números positivos: a média diária, até agora, é de 5 a 6 corridas por veículo, com 500 inscritos. Já na Unicamp, dez bikes vêm sendo usadas para transporte no campus central, por até quatro horas por pessoa, desde o início de maio.




Na PUC-Rio, a semana será dedicada ao verde, com apresentação de trabalhos ligados ao tema, exibição de filmes e várias ações de educação ambiental. A coordenadora de eventos do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), Fabiana Bellingrodt, explica que a iniciativa faz parte de um projeto da universidade.

- No fim de 2009 foi lançado um documento com várias propostas para a PUC caminhar rumo à sustentabilidade. De hoje até quinta, quem entrar no estacionamento com três pessoas ou mais no carro não pagará nada. E, no dia 15 de junho, começa a coleta seletiva na universidade.



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/06/07/em-sao-paulo-no-rio-instituicoes-abrigam-iniciativas-para-proteger-meio-ambiente-924630011.asp#ixzz1Obl4qu9Y
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário