terça-feira, 7 de junho de 2011

Sugestão de Atividade com o Jornal - Teste do Pezinho

luan.santos

Tema: Importância do teste do pezinho para diagnosticar precocemente algumas doenças

1)Descrição:
Sabem que dia é hoje? Dia 6 de junho, data em que é comemorada o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Nesta data tão importante, A TARDE publicou uma matéria abordando a questão, e é esta matéria foi a inspiração para esta atividade. Neste projeto vamos abordar como o teste do pezinho é importante para diagnosticar logo cedo doenças, como a anemia falciforme, e como se poderá tratá-las melhor no futuro. Buscaremos trazer a discussão do teste do pezinho para a sala de aula, contextualizando com algumas áreas do conhecimento.
2)Questão:
Por que o teste do pezinho é tão importante para a saúde dos bebês?
3)Objetivo
Mostrar como o teste do pezinho pode diagnosticar doenças e desta maneira que o tratamento seja antecipado o quanto antes e a doença possa ser tratada adequadamente.
4)Fonte Base:
Nossa fonte será o Jornal A TARDE, na matéria intitulada “Diagnóstico precoce salva bebês há 19 anos no Brasil”, primeiro caderno, página A7.
5)Modalidade:
Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
6)Temas transversais:
Saúde e ética.
7)Áreas do conhecimento:
Biologia, geografia
Aula 1.

Assunto: o que é o teste do pezinho?
Hoje é o Dia Nacional do Teste do Pezinho. E é importante destacarmos mais uma vez esta data, para que se demonstre à sociedade o quão é fundamental este exame para a saúde das pessoas. Por isso, vamos trazer este tema para sala de aula.

A triagem neonatal, conhecida popularmente como Teste do Pezinho, é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infeciosas que poderão causar lesões irreverssíveis no bebê, como por exemplo retardo mental e anemia falciforme. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnósticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. Por isso, nesta primeira aula é importante mostrar para os alunos o que é o teste do pezinho e como este exame simples pode salvar muitas vidas, uma vez que detecta precocemente doenças graves e permite que se trate tais doenças, dando maior expectativa de vida às pessoas com estas doenças.

Podemos usar um trecho da matéria sugerida para continuar a conceituação: “Neste (o teste do pezinho) é possível detectar doenças genéticas que, se tratadas imediatamente, podem ter os sintomas anulados. É o caso da fenilcetonúria, hipotiroidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística.

Aula 2.
Assunto: Doenças que o teste do pezinho pode identificar
Área do conhecimento: biologia

Agora que os aluno têm uma dimensão, mesmo que ainda pequena, de o que é o teste do pezinho, sua importância para a saúde e para a vida, chegou a hora de eles aprofundarem mais o assunto. Divida-os em grupos e peça que cada grupo pesquise sobre uma doença que o teste do pezinho pode identificar, mas que não façam apenas uma conceituação das doenças, mas que falem sobre ela, como é o tratamento, quais os sintomas, quais os problemas se não for diagnosticada e tratada.

Utilize como exemplo a anemia falciforme. Anemia falciforme (ou drepanocitose) é o nome dado a uma doença hereditária que causa a malformação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices (de onde vem o nome da doença), com maior ou menor severidade de acordo com o caso, o que causa deficiência do transporte de oxigênio nos indivíduos acometidos pela doença. É comum na África, na Europa mediterrânea, no Oriente Médioe regiões da Índia. Sugira para que eles utilizem como fonte para pesquisa estes sites, além de outros que você quiser sugerir:
http://www.testedopezinho.com.br/
http://brasil.babycenter.com/baby/recem-nascido/teste-do-pezinho/
http://www.apaesalvador.org.br/
Aula 3.

Assunto: A genética das pessoas com estas doenças. O que elas têm de diferentes?
Área do conhecimento: biologia e química

Agora que os alunos já sabem o que são estas doenças, sintomas, tratamentos, é hora de eles aprofundarem ainda mais na biologia. Veja com eles as diferenças que têm as pessoas com essas doenças possuem. A anemia falciforme, por exemplo, possui malformação das hemácias, que assumem uma forma de foice. O Hipotireoidismo Congênito ocorre quando a glândula tireóide do recém-nascido (RN) não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, o que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos. Procure enfatizar bem estas questões fisiológicas para os alunos, de maneira que eles possam entender o por que de tais doenças serem graves e a importância de serem diagnosticas o quanto antes e assim possam ser tratadas para evitar que possam tomar proporções mais agravantes e proporcionar que as pessoas com estas doenças possam levar uma vida o mais normal possível.

E quanto ao tratamento? Doenças identificadas, o tratamento é imediato e conta com uma série de remédios. Por isso, vamos entrar agora em química, estudando a composição dos remédios que são utilizados no tratamentos das doenças. Para isso peça que os alunos pesquisem em casa, ainda divididos em grupos, os remédios que são utilizados no tratamento das doenças que eles pesquisaram anteriormente. A partir das pesquisas, mostre a eles o por que da eficácia de tais medicamentos, o que as substâncias químicas presentes neles têm que ajudam no tratamento e controle da doença.

Aula 4.
Assunto: A anemia falciforme no Brasil
Área do conhecimento: geografia

A anemia falciforme é uma doença mais comum entre a população afro-descendente do que a população de origem européia. Com esta afirmação, começa a aula em que trataremos de questões sociais das doenças diagnosticadas no teste do pezinho, mas vamos trabalhar especialmente com a anemia falciforme, por esta ter uma grande incidência na Bahia e por ser ainda pouco conhecida. Por isso, é importante mostrar que na população baiana o número de casos a doenças é o maior do Brasil, com 1 caso a cada 650 nascidos vivos. O segundo Estado do ranking nacional é o Rio de Janeiro, com 1 caso a cada 1.200 nascidos vivos. Assim, percebe-se que há uma grande diferença entre a Bahia e os demais Estados. Por isso, peça que os alunos busquem fontes de casos no Brasil e que trabalhem questões como: onde têm maior e menor número de casos; a partir destes números, que eles discutam o por quê de serem maiores ou menores em determinados lugares.
É interessante discutir também a questão do preconceito. E neste caso, vamos expandir para outras doenças também, como AIDS, cânceres, tuberculose e tantas outras. Desta forma, vamos trabalhar com os alunos o por quê de estas doenças serem estigmatizadas, o por quê de as pessoas com essas doenças sofrem, muitas vezes, com o preconceito, ao ponto de esconderem que não possuem estas doenças e se esconderem da sociedade.

Aula 5.
Assunto: Exposição
Como falamos na aula anterior, a anemia falciforme possui grande incidência na Bahia e ainda percebe-se uma falta de conhecimento da população em relação a esta doença. Por isso, peça que os alunos façam uma aula diferente. Peça que eles façam uma exposição na escola, de maneira que possam divulgar temas sobre esta doença. Divida-os em grupos e indique que cada um fique responsável por uma tarefa, como produção de cartazes, apresentação da doença, produção de panfletos, entre outras.
Indique que eles usem como fonte os seguintes liks:
http://www.saude.salvador.ba.gov.br/arquivos/coaps/falciforme/impresso.pdf
http://www.apaesalvador.org.br/

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