sábado, 11 de junho de 2011

MT- Arena Pantanal forma primeira turma de Educação Básica

O consórcio já formou 25 carpinteiros que estão trabalhando na obra.

Secom/MT

O Programa de Educação Básica (PEB) do Consórcio Santa Bárbara – Mendes Júnior formará 25 trabalhado


O canteiro de obras da Arena Pantanal em Cuiabá se tornou nos últimos meses também uma sala de aula. Na próxima segunda-feira (13.06), 25 trabalhadores se formarão no Programa de Educação Básica (PEB) do Consórcio Santa Bárbara - Mendes Júnior, responsável pelo empreendimento.

Desde o dia 17 de dezembro, sempre após o expediente, os trabalhadores assistiram a aulas de português, matemática, ciências e estudos sociais e tiveram a oportunidade de se alfabetizar. A estrutura das aulas, realizadas no próprio canteiro, foi possibilitada pela parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi) de Mato Grosso.

Para o presidente da Agecopa, Eder Moraes, Cuiabá vem dando exemplo de sustentabilidade social e ambiental nas obras da Copa. “A comunidade já está se beneficiando com várias iniciativas da Agência e seus parceiros, como é o caso da alfabetização e capacitação de trabalhadores na obra da Arena, realizadas pelo consórcio", destacou.

O evento do dia 13 significará uma importante marca para o Programa de Educação Básica. Com os 25 alunos da Arena Pantanal, o PEB terá formado mil trabalhadores. O programa, presente em boa parte dos empreendimentos da empresa, existe neste formato há 14 anos e visa suprir uma carência do mercado. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 2010, quase 290 mil trabalhadores da construção civil eram analfabetos ou estudaram somente até parte do 5º ano do ensino fundamental.

O carpinteiro Joel Silva, que participou do PEB na Arena, tenta sair desta estatística. “Estou feliz com o que aprendi e não vou parar por aqui”. Ele espera que o programa lhe ajude a melhorar de vida. “Sem estudo, eu não sou ninguém. Vou me formar para ter boas oportunidades de emprego”. Já para o pedreiro Firmiano, de 53 anos, o curso serviu para rever muitas coisas que havia esquecido e até superar um desafio. “Melhorou minha leitura, minha caligrafia, venci o medo de falar em público”.
O programa beneficia indiretamente as famílias dos trabalhadores. “Eles passam a ter condições de estudar com seus filhos, de fazer o dever de casa juntos. Não há dúvidas que a relação familiar melhora”, diz Vitória Dias, diretora de Apoio aos Negócios da Santa Bárbara. Segundo ela, o programa é apenas o primeiro passo. “O PEB mostra o caminho. Muitos começam pelo PEB e querem seguir na rota do conhecimento”.

O programa continuará este ano. Para o segundo semestre, uma nova turma iniciará os estudos na Arena Pantanal. Desta vez, entre os integrantes estarão alguns trabalhadores egressos do Trabalho Escravo e/ou em situação de vulnerabilidade, recentemente contratados pelo Consórcio.
ARENA PANTANAL
Um dos palcos para a Copa do Mundo de 2014, a Arena Pantanal vem sendo considerada um modelo de sustentabilidade ambiental e social. O estádio é um dos quatro em construção no Brasil a requerer a certificação LEED, que designa as construções sustentáveis de acordo com os critérios de racionalização do uso de recursos de energia e de água.

O compromisso com o desenvolvimento social, uma das premissas da Agecopa para todas as obras relativas ao Mundial da Fifa, vem sendo desenvolvido pelo consórcio através de programas educacionais como o PEB e de programas de capacitação de trabalhadores como o Programa de Formação Técnica (PFT). Em parceria com o Senai-MT, o consórcio já formou 25 carpinteiros que estão trabalhando na obra.
A Arena Pantanal também é a primeira obra do país a contratar reeducandos do sistema prisional, através de um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho Nacional de Justiça e o LOC –Comitê Organizador Brasileiro para a Copa Fifa 2014. Os reeducandos que trabalham na Arena também participaram do PEB e PFT.

O consórcio também foi o primeiro a incluir egressos do trabalho escravo nas obras da Copa no Brasil, programa que vem sendo desenvolvido desde o mês de maio em parceria com a Superintendência Regional de Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE-MT). Os 25 trabalhadores rurais contratados estão sendo alfabetizados e capacitados. Eles moram em alojamentos no próprio canteiro de obras e recebem três refeições diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário