terça-feira, 7 de junho de 2011

MT- Riva quer ceder recursos a Educação

Deu no www.circuitomt.com.br

O deputado José Geraldo Riva (PP), presidente da Assembleia Legislativa, afirmou que está disposto a abrir mão de até 20% do orçamento do legislativo estadual como forma de garantir mais recursos para reajuste do piso salarial dos professores mato-grossenses. O parlamentar disse isso durante Audiência Pública que discute as perdas históricas dos recursos da Educação.

Os professores, em greve desde esta segunda (6) por tempo indeterminado, lotaram o auditório Milton Figueiredo. Com faixas e cartazes, a categoria demonstra que não está disposta a encerrar a greve enquanto o piso salarial não alcançar o montante de R$ 1.312,00. Hoje, os professores recebem R$ 1135,00. O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, sugeriu que o aumento de 5,07% ocorra em dezembro, mas a proposta não foi aceita pelos grevistas.

Sofrendo forte pressão dos manifestantes, Riva declarou que não vê problema em sentar com o governo para discutir até mesmo cortes em pastas e órgãos como forma de atender aos pedidos dos professores. A categoria, entre outras solicitações, exige o reajuste salarial, implantação da hora-atividade e a posse imediata dos aprovados em concurso estadual. O parlamentar defendeu que a greve seja encerrada rapidamente como forma de não prejudicar o ano letivo.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Gilmar Soares Ferreira, o Estado tem condições de atender a demanda do setor se rever diversas isenções fiscais, o que, segundo ele, acaba por retirar recursos da Educação.

Riva entrou em contato com o governador e marcou uma reunião para discutir o assunto já nesta terça (7). Durante discurso na AP, o presidente da AL destacou também que o Ministério Público Estadual é outro órgão que possui condições de ceder recursos para a Educação.

Simone Alves – Da redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário