terça-feira, 7 de junho de 2011

MT- Escola promove sessão de cinema educativo

Uma sessão de cinema com os estudantes do 1º e 2º ciclo foi uma das atividades desenvolvidas na Semana do Meio Ambiente na Escola Estadual Jardim Araguaia, em Barra do Garças (550 km de Cuiabá). A atividade é resultado da parceria entre o Projeto Mala de Cinema e o Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro) do município.

O objetivo foi proporcionar aos estudantes uma reflexão sobre a temática ambiental, utilizando o cinema como ferramenta pedagógica. “O intuito é formar as crianças para desenvolver o gosto pelo cinema, pois, a nossa região não possui cinema”, diz a formadora do Cefapro, Luciene de Moraes Rosa.

Por meio do projeto, cada escola participante recebe uma mala contendo aproximadamente vinte DVDs, com conteúdos temáticos e pedagógicos. Ao término de cada bimestre é realizado um rodízio de malas entre as escolas, facilitando a divulgação contínua dos materiais. Ao final do ano letivo é aplicado um instrumento de avaliação, com o intuito de acompanhar o processo de aproveitamento dos conteúdos.

Em abril, a Escola desenvolveu o mesmo projeto em comemoração à Semana do Índio. Para o Dia Mundial do Meio Ambiente, os estudantes assistiram ao longa metragem nacional “A Ilha do Terrível Rapaterra”, que defende a participação das crianças na preservação do meio ambiente.



Assessoria/Seduc-MT

Um comentário: