terça-feira, 7 de junho de 2011

MT- Unidades Escolares já podem se inscrever para o dia da EJA

As 272 unidades escolares que ofertam a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e os 24 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) poderão participar de uma exposição de práticas pedagógicas exitosas em Cuiabá. A Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, ligada à Superintendência de Diversidades Educacionais (Sude) realiza na data de 12 de agosto, o ‘Dia da EJA’. O evento terá início às 8h, no Ceja Cesário Neto, em Cuiabá.

Cândida Gomes, técnica da Coordenadoria do EJA, explica que as unidades interessadas na exposição de seus trabalhos deverão enviar cópia à impressa de seu (s) projeto (s) desenvolvido (s) até o dia 25 de junho de 2011. Está previsto para 27 de julho a divulgação da seleção. Critérios como o enfoque pedagógico, desenvolvimento de ações seguindo as Orientações Curriculares, serão avaliados. “Temos como meta promover a integração, conhecer um pouco mais do trabalho desenvolvido e dos problemas que as unidades enfrentam para o desenvolvimento das ações”.

Ela explica que o evento tem como objetivo promover a integração das atividades, bem como as experiências e os resultados das intervenções pedagógicas realizadas. Das escolas selecionadas serão convidados a participarem da atividade um professor e um estudante da unidade. A eles caberá a apresentação de síntese de seus projetos pedagógicos voltados à modalidade EJA.

No evento haverá a participação dos 24 Cejas (sendo 19 Centros de Educação de Jovens e Adultos instalados no interior de Mato Grosso), 4 Cejas de Cuiabá, 1 CEJA de Várzea Grande. Serão escolhidas ao todo, 26 Escolas de EJA para exposição dos projetos selecionados, sendo 16 escolas de EJA do interior; 5 de Cuiabá e 5 de Várzea Grande.

As atividades previstas para o Dia da EJA estarão abertas ao público em geral. “Todos são convidados a visitar os trabalhos que serão expostos, inclusive as unidades que não encaminharem projetos ou ainda aquelas que não forem selecionadas. Ficaremos muito contentes se contarmos também com a presença de assessores pedagógicos e dos formadores de EJA dos Cefapros, os quais tiverem disponibilidade e recursos próprios para prestigiarem o evento”.

Ela ainda cita que por meio dos projetos encaminhados será possível conhecer quais são as fragilidades encontradas para aplicação da
modalidade EJA. De posse dessas informações será elaborado um calendário de trabalho (reuniões e oficinas) para o encontro de medidas que sanem as situações elencadas. “Iremos fazer um trabalho conjunto com as demais coordenadorias, Gestão Escolar, Tecnologia, buscando cada vez mais melhorar a oferta da modalidade”, disse.

Números

Na modalidade EJA no Ensino Médio são 41.766 matrículas e para o Ensino Fundamental estão matriculados outros 55.096 estudantes, totalizando o atendimento a 96.862 pessoas.

Serviço

Mais informações podem ser obtidas com os técnicos Cândida Cespedes Ribeiro Gomes, Eugênia Gomes da Cruz, Jefferson Bento de Moura e Itamar José Bressan. Os telefones de contato da Gerência de Educação de Jovens e Adultos são (65) 3613-6447/36136325/0800-647-6325.

Os projetos devem ser encaminhados para a Secretaria Estadual de Educação (Seduc/MT) sito à rua Engenheiro Edgar Prado Arze, nº 215, Bairro: Centro Político Administrativo, CEP 78.049-909 – Cuiabá/MT, aos cuidados da Gerência de Educação de Jovens e Adultos.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário