quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Conselho Nacional de Educação pede mais verba para setor

O presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Antonio Carlos Caruso Ronca, disse há pouco que é preciso ampliar, nos próximos dez anos, os recursos para a educação de 5% para 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

A proposta do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), do Executivo, em tramitação na Câmara, prevê apenas o aumento das verbas para 7% do PIB até 2020.

Antonio Carlos Ronca participa de debate da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e da União Nacional dos Estudantes sobre o tema. Antes dele, as deputadas do PCdoB Jandira Feghali (RJ) e Luciana Santos (PE) e o presidente da UNE, Daniel Iliescu, já tinham defendido a ampliação dos investimentos na área.

Segundo Ronca, o aumento dos recursos é necessário principalmente para a melhoria da qualidade da educação. “Tivemos muitos avanços nos últimos anos, mas ainda temos pendências. A situação hoje é complicada, por exemplo, quanto a remuneração de professores e auxílio técnico às escolas”, disse.

Para o presidente do CNE, além do aumentar os recursos para a área, o governo também precisa aprimorar a gestão do setor. “A relação entre financiamento e qualidade da educação não é automática. Não basta aumentar as verbas, é preciso também aumentar nossa capacidade de gestão do sistema educacional. Só assim poderemos superar as dificuldades que ainda persistem”, explicou.


Reportagem - Carolina Pompeu
Edição - Juliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário