sábado, 13 de agosto de 2011

MT- Ações contra o bullying ganham reforço com prevenção nas escolas


No próximo mês de outubro, as escolas públicas em funcionamento no Estado poderão contar com um mecanismo a mais contra a prática do bullying entre estudantes. O Projeto de Lei nº 420/2011, que começou a tramitar na Assembleia Legislativa, cria a Semana dos Amigos da Escola, a ser realizada anualmente na semana em que se comemora o Dia da Criança (12).

Para a ocasião, as instituições de ensino deverão criar espaços de reflexão, convidando os pais dos alunos e membros da comunidade para discutir assuntos que envolvam respeito, tolerância, equilíbrio, sensatez, benevolência e as consequências do bullying. Essa prática já é considerada um problema crescente no mundo inteiro, resultante da falta de amizade entre as pessoas, em especial entre as crianças e adolescentes em fase escolar.

Para o autor do projeto, o vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos (PR), ações pontuais como conversas, bilhetes em agendas e telefonemas aos pais vêm se mostrando recursos insuficientes para sanar brigas, ameaças e agressões, até mesmo quando ocorrem entre as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental.

“Apenas uma parceria eficaz entre escola e família será importante nesses casos. Essas instituições têm em comum a formação humana e só alcançarão melhorias no comportamento dos educandos caminhando juntas”, alertou o parlamentar.

Como mecanismos importantes para as primeiras melhorias e conscientização sobre o bullying, ele citou as reuniões, rodas de conversas, trabalhos em grupos, debates reflexivos, aulas expositivas, entrega de materiais sobre o bullying para os docentes, palestra e principalmente o estreitamento das relações escola-família.

O bullying escolar é reconhecido como ato de violência física ou psicológica, intencional ou recorrente, praticado por um indivíduo ou grupo destes contra uma ou mais pessoas no ambiente escolar, seja por intimidação, agressão ou discriminação. Para a Semana dos Amigos da Criança, a escolha dos conteúdos a serem discutidos deverá priorizar temas que criem ou aumentem os níveis de amizade entre o aluno, a família e a comunidade.

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