sábado, 13 de agosto de 2011

Programa Escola Segura inicia ações na segunda (15), em 27 escolas de MT

As ações do programa Escola Segura de combate e prevenção à violência escolar começam a partir de segunda-feira (15.08).
Uma dentre as 27 unidades de ensino do Estado que registram alto grau de vulnerabilidade social no ambiente escolar vai receber entre um ou mais policiais aposentados apaisana e desarmados. Eles atuarão durante os três turnos de aula, em parceria com a direção da escola na prevenção a atos de violência.

Após reunião realizada sexta-feira (12.08), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com os diretores dessas escolas, a secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, informou que a quantidade de policiais que serão encaminhados para cada unidade será definido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Durante o encontro ela ressaltou que os diretores devem fazer um levantamento sobre os estudantes que apresentam problemas de socialização.

Segundo ela, os estudantes serão observados pelos policiais. “Muitos desses alunos são egressos do sistema socieducativo. Outros cumprem medidas em regime aberto, e precisam desse acompanhamento. Eles precisam ainda mais da Seduc e estamos buscando desenvolver ações nesse sentido”, disse a secretária.

Rosa Neide anunciou que a Seduc deverá firmar parceria com a Superintendência do Trabalho em Mato Grosso, para ofertar 2.600 vagas em cursos de qualificação profissional para esses estudantes. “A ideia é que eles façam os cursos no contraturno escolar”, citou.

Rede Solidária

A secretária também destacou que a partir das ações do Escola Segura, Seduc e direções escolares atuarão no desenvolvimento de uma rede solidária de apoio a todos estudantes. “Temos casos de alunos que tem problemas na família e isso atrapalha seu desempenho na escola. Temos de apoiá-los e ajudá-los a resolver esses problemas. Outros têm problemas com drogas. Nesses casos podemos pedir apoio dos gestores de Saúde Pública”, afirmou.

Ainda no encontro, o gerente da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc, Allan Benitiz, citou as ações que Seduc e Governo Federal desenvolvem nas escolas com foco na participação da comunidade. Entre os programas já implementados estão o Escola Aberta e o Mais Educação. Segundo ele, essas ações também têm como objetivo promover uma cultura de paz nas escolas.

Ações positivas

Para o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio André Avelino Ribeiro, localizada no bairro CPA I, em Cuiabá, Munir Kassen Fares, o programa Escola Segura e as ações que a Seduc têm implementado são positivas e deverão contribuir para dar mais segurança ao ambiente escolar. “Na nossa escola temos problemas principalmente no entorno. Acredito que o programa pode evitar que as situações de vulnerabilidade, que ocorrem do lado de fora, sejam praticadas dentro da unidade”, disse.

O diretor conta que essa foi a segunda reunião que participou na Seduc, para discutir soluções para as situações de violência escolar. Conforme informou Rosa Neide, a Secretaria irá convocar os diretores para reuniões quinzenais com o intuito de discutir o andamento do programa e a implementação de novas ações.


Fonte: VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário