quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MT- Escola implanta projeto piloto para captação de água

Jornal MT - Norte
A água da chuva será captada do telhado da escola e vai direto para a cisterna

Adriana Hartwig/Assessoria Prefeitura de Alta Floresta

Preocupados com a falta de água no período de estiagem, alunos e professores da Escola Municipal Professor Benjamin Pádoa, no município de Alta Floresta, desenvolveram um projeto modelo de preservação, captação e reutilização de água da chuva.

A instituição é a primeira escola no Estado a implantar um projeto pedagógico voltado à utilização sustentável dos recursos hídricos. “A água da chuva será captada do telhado da escola e vai direto para a cisterna que tem capacidade de armazenar 30 mil litros. A água será bombeada e distribuída para descarga dos banheiros, limpeza da escola e irrigação do sistema agro florestal que já desenvolvemos na escola desde 2003”, explicou Carmelia Santana, uma das coordenadoras da escola.

O sistema pode representar uma economia de 70% no consumo e abastecer a unidade escolar durante oito meses do ano. Com a construção da cisterna os alunos vão aprender na prática que é possível usar a água de forma sustentável.

“As crianças estão vivenciando o processo e podem expandir esse exemplo para casa, para a sociedade”, disse a coordenadora.

A ideia de buscar uma alternativa sustentável para a utilização dos recursos hídricos nasceu em 2010, quando 700 alunos ficaram sem estudar por duas semanas por falta de água na instituição.

A cisterna foi construída através de doações. Através do projeto foi realizada uma oficina de bioconstrução aberta à população. Os próprios alunos da oficina construíram a cisterna. O material utilizado foi financiado pela Fundação Avina, Fundação Ecológica Cristalino e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A Prefeita de Alta Floresta, Maria Izaura, pretende expandir a idéia com a construção de cisternas em outras escolas e órgãos públicos do município.

A iniciativa também chegou à zona rural. “O custo de uma cisterna é muito barato e pode ser utilizado para irrigar plantações e até para o gado. Alguns produtores já estão vindo à escola para copiar o modelo”, informou a secretária de Meio Ambiente do município, Irene Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário