quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MT- Escola Meninos do Futuro realiza atividade no Dia do Estudante

Redação 24 Horas News


Os alunos da Escola Estadual Meninos do Futuro participam nesta quinta-feira, dia 11 de agosto, a partir das 7h30 as 11 horas e das 13h as 17h30, de uma gincana em comemoração ao ‘Dia do Estudante’. As atividades envolverão os 138 alunos internos do Centro Socioeducativo, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em práticas esportivas, recreativas e culturais. Participarão das práticas, agentes orientadores, seis monitores do programa Mais Educação, além de toda administração escolar.

A programação prossegue na sexta-feira (12.08), no mesmo período, com 25 estudantes do Centro provisório (que aguardam por medidas educativas) e nove garotas que estão na Casa de Retaguarda. Em razão do número expressivo de estudantes houve a necessidade de adoção de datas distintas para o evento.

A diretora da unidade escolar, Silvana Fátima Camilo de Anchieta, explica que o trabalho desenvolvido com adolescentes em liberdade privada exige um contínuo aperfeiçoamento e adoção de práticas dinâmicas que ajudem no processo de formação educacional. “Nossa matriz curricular é diferenciada, mas cumprimos 200 dias letivos. Nós temos uma busca contínua, nos reinventamos o tempo todo. Todo mês realizamos a culminância de um projeto, uma atividade diferenciada”, explica a diretora.

Integração, socialização, estímulo ao estudo, reflexos positivos no desenvolvimento cognitivo educacional e também emocional. Esses são alguns dos benefícios oriundos de atividades de entretenimento e de valorização pessoal. “Nessa atividade trabalha-se o psicológico, o convívio, o relacionamento entre eles e também com os agentes, que são parceiros do evento. É um grande desafio fazer educação, mas uma prática muito gostosa”, avalia a coordenadora pedagógica da unidade, Rosângela de Jesus Souza Pereira.

A unidade foi implantada em 1995 e está instalada no Centro Socieducativo, no bairro Planalto, em Cuiabá. As práticas educativas não são diferentes daquelas praticadas na escola regular, porém "as ações possuem um olhar diferenciado considerando essas especificidades”, sintetiza a também coordenadora pedagógica, Carla Patrícia de Siqueira.

“Nossa proposta é de educação integral e que eventos como esse ajudam na integração dos meninos e meninas”, avalia Kátia Aparecida Silva Nunes, membro do grupo de educação no sistema socioeducativo.

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