sábado, 13 de agosto de 2011

MT- Passeata em Araputanga denuncia reforma de escola parada há seis meses

Redação 24 Horas News

Iniciada há dois anos, a reforma da Escola Estadual João Sato, em Araputanga, a 371 km de Cuiabá, está totalmente estagnada. Por esse motivo, profissionais da educação, estudantes e representantes da sociedade civil organizada fizeram uma passeata, ontem (11). Eles percorreram diversas ruas do município, também em celebração ao Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto.

A maioria dos jovens presentes na passeata era da Escola João Sato. “Todos estamos indignados com esta situação, mas os alunos que frenquentam esta unidade estão ainda mais descontentes e ansiosos”, ressaltou a presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Rosalina da Paixão Rosa. As aulas aos cerca de 700 estudantes estão sendo ministradas na sede da instituição filantrópica Arco Íris.

De acordo com a sindicalista, o governo do Estado destina aproximadamente R$ 20 mil por mês à entidade para cobrir despesas como aluguel, energia elétrica, água, etc. “A nossa insatisfação é que além de a reforma estar parada, esses recursos que estão sendo gastos em um outro espaço poderiam ser investidos na própria obra e melhores condições de ensino”, acrescentou. A justificativa é que falta a aprovação de um aditivo, pois o montante destinado para a reforma não foi suficiente.

Em julho deste ano, fez dois anos que os reparos na Escola João Sato começaram. Apesar de a escola pertencer à rede estadual, a prefeitura municipal de Araputanga é quem administra as obras. Com a passeata, os manifestantes esperam que os Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo deem a devida atenção ao problema. “Este ato cobra providências para a retomada da reforma, mas também expõe essa situação a toda a sociedade, para que a população saiba a realidade vivida pela Educação”, finalizou a presidente da subsede do Sintep/MT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário