segunda-feira, 5 de março de 2012

MT- COB define 20 locais para realização dos Jogos Escolares

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) definiu na quarta-feira (29.02) os 20 locais em Cuiabá que receberão jogos das Olimpíadas Escolares 2012, categoria A, para estudantes de 15 a 17 anos. O anúncio foi feito em reunião realizada no período da tarde no Ginásio Aecim Tocantins, entre os representantes do COB, das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Esportes e Lazer (Seel), e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A Escola Estadual Presidente Médici e o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Vera Pereira do Nascimento deverão receber competições de esportes coletivos. Os demais locais que receberão essas modalidades serão os ginásios do Sest/Senat, Quilombo, AABB, Sesc Porto, Verdinho, Notre Dame de Lourdes, Aecim Tocantins, UFMT, Palácio das Artes, Cophamil, Salesiano São Gonçalo, Verdinho e as quadras do Sesi Park.

As modalidades individuais serão realizadas nos seguintes locais: pista de Atletismo e ginásio da UFMT, Palácio das Artes, Sest/Senat, Salesiano São Gonçalo e Centro de Eventos do Pantanal. Os espaços esportivos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também foram selecionados. Os ginásios do Fiotão e do Parque do Lago, em Várzea Grande, também foram pré-selecionados, mas para receber os jogos precisam passar por reformas.

Durante a reunião o arquiteto da UFMT, José Afonso Portocarrero, apresentou o projeto da nova pista de Atletismo da Instituição. O governo do Estado, por meio da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo - Fifa 2014 (Secopa), deverá investir no remodelamento do local para que possa receber as diversas provas da modalidade. O local contará com pista de corrida emborrachada, campo para provas de lançamento de dardo, disco, entre outros, arquibancada para 1.500 lugares, além de vestiários e sanitários.

De acordo com o secretário Adjunto de Estado de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui, a obra deverá ser concluída até o início dos jogos, marcado para 25 de novembro. O técnico da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc e membro do Comitê Local de Inspeção dos locais de prova, Rosberg Martins, citou que, além da pista da UFMT e dos dois ginásios de Várzea Grande, os outros espaços também deverão passar por reformas ou adequações visando atendimento do caderno de encargos do COB.

“A meta é que até o mês de maio já tenhamos boa parte dessas ações em andamento. Isso porque neste período os inspetores do COB voltarão a Mato Grosso para avaliar o andamento dessas intervenções”, citou Martins. Para o supervisor de esportes do Comitê Olímpico, André Mattos, mais do que a melhoria da estrutura dos espaços esportivos o Estado também precisa se empenhar para atender, dentro do prazo, as demandas referentes à parte operacional dos jogos.

“São várias questões como contratação de transporte para deslocamento dos atletas, de empresa que disponibilizará alimentação e água para os dias de jogos, entre outros”. Ele explicou ainda que os contratos de hospedagem ficarão por conta do COB.

Investimento

Ao todo Mato Grosso deverá receber R$ 5 milhões em investimentos para realização das Olimpíadas Escolares que ocorrerá entre 25 de novembro e 08 de dezembro. Desse total R$ 2 milhões serão pagos pelo COB em hospedagem dos mais de 5.500 participantes, entre dirigentes, técnicos e atletas oriundos de todos os estados do País.

Ainda na parte de preparação para recebimento do evento, Mato Grosso deverá criar nos próximos dias um Comitê local para coordenar todas as ações referentes às Olimpíadas. Esse Comitê contará com integrantes de todas as Secretarias de Estado.


VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT



Nenhum comentário:

Postar um comentário