domingo, 4 de março de 2012

Pontos de atenção

Lair Ribeiro



A auto-estima manifesta-se em cinco áreas da vida: saúde, finanças, amizade, família e trabalho. Sugiro que você leia atentamente as considerações sobre cada uma dessas áreas. Depois, observando a sua vida, dê uma nota de 1 a 10 para cada uma delas.



Saúde



Não confunda: ser sadio não é a mesma coisa que não ser doente. O seu médico pode dizer que você não tem doença alguma, mas isso não quer dizer que você seja sadio. Ele só disse que você não é doente.

Uma pessoa sadia, que sabe viver, tem energia para fazer tudo o que precisar. Se você se sente assim, dê nota 10 a essa área da sua vida.


Finanças



Se você precisa pedir dinheiro em­pres­tado para comprar um livro, dê nota 1. Se você puder parar de trabalhar hoje e viver mais 100 anos sem mudar seu estilo de vida, a nota é 10. Do con­trário, dê uma nota intermediária entre 1 e 10.


Amizades



Considere não só o número de amigos que você tem, mas a qualidade des­­sas amizades. Melhor dizendo: se você morresse hoje, quem iria ao seu enterro? Esta é a melhor forma de saber quantos amigos temos.

Família

Como é a sua estrutura familiar, o seu núcleo familiar? Existe harmonia ou desarmonia? É um rela­cio­na­mento constante ou cheio de altos e baixos? Às vezes é possível estar separado fisicamente mas haver harmonia. Que nota você daria?


Trabalho



Se você ganhasse na loteria 1 milhão de dólares, você continuaria fazendo o que faz hoje? Se continuasse, a nota é 10. Você tem um hobby e está ganhando dinheiro com ele. Meus parabéns. É isso é que é saber viver: ter um hobby e ganhar com ele.

Se você está contando os dias para se apo­sentar, meus pêsa­mes. Definitivamente, você não gosta do que faz e não sabe viver. Dê nota 1.



Encontrando o seu percentual de auto-estima

Some as notas dadas para cada área da sua vida e multiplique o resultado por dois: você ficará sabendo como está a sua auto-estima, percentualmente falando. A partir daí, você tem uma idéia do quanto pode melhorar. Lembre-se de que mesmo uma pequena melhora percentual pode significar uma diferença muito grande na sua vida.


Avaliando os resultados



Observando as notas que você deu para cada área da sua vida, você verá que umas foram melhores do que outras. Isso mostra que certas áreas podem estar indo bem, e outras, não. Veja qual é a área da sua vida que você pode melhorar e qual a que você deve agradecer.

A gratidão é a mãe de todas as virtudes. Se você não agradece, as coisas não continuam acontecendo na sua vida. Agradecer faz parte da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário