segunda-feira, 5 de março de 2012

MT- Estado ganhará mais polos da UAB

O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente de Mato Grosso definiu em reunião ordinária, na quinta-feira (01.03), a ampliação de polos no Estado para oferta de cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A reunião contou com a presença da coordenadora geral de Articulação Acadêmica da Capes, Alvana Maria Boff.

Para a superintendente de formação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ema Marta Dunck Cintra, a participação da Capes com a professora Alvana foi fundamental para o Fórum, neste estágio de encaminhamentos. “Possibilitou dirimir as dúvidas quanto à forma de conduzir a vistoria dos polos e a oferta de cursos na UAB e, principalmente, na discussão sobre a implantação de novos pOlos e consolidação daqueles que já ofertam cursos”.

Conforme a superintendente, todo este empenho dos entes Federados tem como objetivo principal fortalecer a formação dos que atuam na educação pública de Mato Grosso e isto é essencial quando se pensa em qualidade da educação.

A decisão de instalação de unidades da UAB segue critérios como demanda, validação das condições técnicas apontadas pelas instituições de Ensino Superior participantes, orientação do Fórum Estadual e aprovação da Capes. Essas práticas pontuadas na reunião são necessárias para ampliação do atendimento em Mato Grosso. Participam do Sistema UAB a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Para a representante da Unemat no Fórum, professora Fabíola Sartin, a implantação de cursos pela UAB (educação a distância para 1ª licenciatura) ou mesmo pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor - 1ª e 2ª licenciatura presencial fora dos Campi das instituições formadoras) possibilitará a ampliação do atendimento, universalizando a educação em regiões onde as instituições de Ensino Superior estão impossibilitadas de criar um campus.

Mato Grosso é pioneiro no país na Educação a Distância, a prática desenvolvida desde a década de 90 ofertou aos profissionais da rede pública uma possibilidade de cursar a graduação nas respectivas áreas de atuação. O tamanho do Estado hoje é coberto com a possibilidade de fazer a graduação (bacharelado e licenciatura), especialização e aperfeiçoamento sem se distanciar das salas de aula. A UAB tem como foco os profissionais da educação das escolas públicas.

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT




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