segunda-feira, 5 de março de 2012

MT - Educação trabalha equidade de gêneros nas práticas curriculares

Jana Pessôa/Setas-MT

Lançamento do "Março Sempre Mulher" na OAB-MT

A educação para construção de relações igualitárias de gêneros integra a estrutura de ações programadas para o segundo ano da campanha ‘Março Sempre Mulher’, lançada nesta quinta-feira (01.03), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Mato Grosso, em Cuiabá, e que conta com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).

“Temos uma grande preocupação com a formação das pessoas. Trabalhamos no propósito de conseguirmos equidade entre gêneros”, defende Ana Emília Brasil Sotero, da Superintendência de Promoção dos Direitos da Mulher da Secretaria-Adjunta de Direitos Humanos (Sejudh), organizadora da campanha que conta com o envolvimento dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “O que a gente espera por meio de nosso currículo escolar é descontruir alguns conceitos, algumas ideias machistas”, explica Ângela Santos, gerente de Diversidades da Seduc em complemento à fala de Ana Emília.

Ângela pontua que a adoção de práticas diárias, do emprego adequado de estratégias pedagógicas devidamente contextualizadas em aspectos históricos, sociais e culturais, auxiliam no processo de quebra de um ciclo de perpetuação de preconceitos e na construção de novos significados para a relação de gêneros.

Ela avalia que o ambiente escolar é propício a discussão das mais distintas relações dada à diversidade cultural do público atendido. As ações possuem como subsídios as Orientações Curriculares, que contemplam o tema relação entre gêneros atendendo a recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

A organizadora da campanha, Ana Emília Sotero, explica que cada um dos parceiros possui um extenso calendário de atividades a ser cumprido até o dia 31 de março. Todas as ações são importantes. Estamos tratando da construção de políticas públicas".

Programação

O calendário de atividades do Março Sempre Mulher ainda prevê a realização, no dia 08 de março, às 15h, de uma videoconferência para o debate sobre a questão com os profissionais da educação. O sistema eletrônico empregado para aulas do MT Preparatório será usado para veiculação do programa e transmissão às unidades escolares receptoras. Já no dia 12 de março, a mobilização será destinada aos servidores do órgão central. A partir das 9h haverá palestra com pesquisador do Núcleo de Estudos sobre a Mulher e Relações do Gênero (Nuepom), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no auditório da sede no Centro Político Administrativo (CPA).

Também participaram do lançamento das atividades na manhã desta quinta-feira a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Cláudio Stábile, o defensor público Marcos Rondon, além da presidente da Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Janete Riva, a deputada estadual de Mato Grosso do Sul Maria Caseiro, e as juízas Amini Haddad e Maria Cristina Mendes, representando o Poder Judiciário.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT



Nenhum comentário:

Postar um comentário