terça-feira, 16 de novembro de 2010

Escola de Cuiabá /MTlança livro sobre projetos pedagógicos

“Experiências Pedagógicas da Escola Estadual ‘João Brienne de Camargo’ – Periodo de 2008- 2009”. Este é o título de livro que será lançado pela unidade escolar localizada no Bairro da Lixeira, em Cuiabá, no dia 19 de novembro.

O lançamento do livro culmina o Projeto Pedagógico “Trabalhando o Preconceito e a Discriminação na Escola”, que está sendo realizado pela EE “João Brienne” desde o início do ano.

O projeto fez um diagnóstico sobre as representações dos alunos quanto ao preconceito e discriminação. Depois fizeram pesquisas sobre a história, geografia e a cultura africana, além da produção de material pedagógico pelos próprios estudantes.

O evento, no dia 19, contará com várias atrações artísticas, realizadas pela comunidade estudantil. Dentre estas, músicas, danças, teatro, desfile, exposição de telas, gibis e máscaras, além de amostras da riqueza culinária africana.

Quanto ao livro, conforme a diretora da unidade escolar, Valdirene Aparecida Ivo de Freitas, o mesmo sintetiza 25 projetos elaborados por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares. De acordo com a diretora, estes projetos “revelam diversas capacidades desenvolvidas por estudantes e professores, nas mais diversas áreas do conhecimento envolvendo musicalidade, culturas, poesias, bem como a construção da cidadania”.

Os projetos contaram com instrumentos avaliativos, tais como atividades de pesquisa, produção de textos, artigos, desenhos, cartas, gráficos e lista de exercícios, entre outros. A diretora destaca ainda, quanto ao processo metodológico, que os professores foram mediadores entre as especialidades de cada disciplina. Esta mediação envolveu temas e conteúdos e avaliações socializadoras, nas quais “a troca de experiência foi primordial entre professor/professor, estudante/estudante e professor/estudante”.



SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário