quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Estudantes de Nova Mutum/MT têm aula prática de história

quarta-feira, 17 de novembro de 2010
www.seduc.mt.gov.br


Sessenta e seis alunos do Ensino Médio Integrado da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, de Nova Mutum, participaram de uma grande atividade interdisciplinar, por meio do projeto ‘Mato Grosso: Revisando sua História’. Desenvolvendo estudo sobre o ‘Mato Grosso do natural ao cultural’, os alunos estudaram disciplinas como a Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Química, História e Agroecologia. O fruto desse projeto de pesquisa – que teve início logo após a abertura do ano letivo - será compilado por meio de uma cartilha e também de um documentário em vídeo sobre o Pantanal.

Para facilitar o acesso às informações, a turma foi divida em grupos e a cada um coube um tema, de acordo com o roteiro de visitas que havia sido elaborado, para pesquisa e produção de material.

Na capital do Estado, os estudantes visitaram pontos turísticos como o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, a Casa do Artesão; e no campus da Universidade Federal de Mato Grosso estiveram no Museu do Índio, no zoológico e na Biblioteca onde puderam conhecer um pouco mais sobre a exposição itinerante “Para que não esqueçamos o triunfo sobre a Escravidão”.

A atividade contou com apoio logístico do Sindicato dos Servidores Públicos da Educação em Mato Grosso (Sintep), que cedeu o alojamento ao grupo e os respectivos professores. Todo material coletado durante a pesquisa de campo serviu como suporte para o desenvolvimento de produções de textos sobre o tema.

Na sequência de atividades os estudantes foram para cidade de Poconé (a 109 km da capital) onde desenvolveram atividades programadas na área ambiental. O grupo realizou visita a Transpantaneira ( 30 Km), fizeram trilha onde puderam observar a fauna e flora do pantanal matogrossense. Desenvolveram ainda atividades na torre de observação e do criatório de jacarés. Ainda na cidade, os alunos puderam assistir a uma apresentação da tradicional ‘Dança dos Mascarados”, realizada na praça da matriz, em Poconé.

O projeto tem como objetivo oportunizar ao aluno a aquisição de conhecimentos históricos, geográficos, lingüísticos e cultural, contribuindo desta forma, para que o mesmo contextualize a teoria apreendida em sala de aula com a prática, aprimorando assim conhecimentos adquiridos que vão além das fronteiras do seu município. Visa também contribuir tanto na formação de bons profissionais como de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres.

Para o dia 22 de novembro está programada a apresentação dos trabalhos. Os alunos irão realizar a apresentação dos trabalhos áudios-visuais durante ‘Noite Cultural’. Pais, comunidade de maneira geral poderão conhecer as obras criadas por meio do projeto.



PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário