quarta-feira, 17 de novembro de 2010

IFMT promove maratona robótica

17/11/2010 - 09h27
Redação 24 Horas News



Maratona de Robótica, 10 Palestras Magnas, 06 Mini-cursos, Campeonato de Xadrez, apresentação de 40 trabalhos técnicos científicos, 16 projetos de pesquisa concorrendo ao Prêmio de Inovação Tecnológica, Espaço Defenda a sua Tese e programação cultural, fazem parte das atividades do I Workshop de Pesquisa e Inovação do IFMT, que será realizado do dia 17 a 19 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).

A expectativa da organização do evento é receber cerca de 1 mil pessoas por dia, sendo que 700 serão alunos dos oito campi do Instituto Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Bela Vista, Cáceres, Juina, Pontes e Lacerda, Confresa, São Vicente e Campo Novo do Parecis) e os demais por pesquisadores, docentes e visitantes. O IFMT vai fornecer ônibus, alojamento e alimentação para os alunos dos campi do interior do Estado que vão participar do I Workshop de Pesquisa e Inovação.

Maratona de Robótica

A maratona de Robótica terá inicio no dia 17 de novembro, das 14 às 18 horas, na sala Esplanada. O diferencial da 4º Maratona é ampliação da participação de estudantes e pesquisadores de todo o Estado. Este ano o projeto base para a situação-problema é a "luta de sumô" que será dividida em três categorias: 1- Autônomo: 3Kg; 2- Controlado por Rádio Frequência: 3Kg e 3- Kit de Robótica: 1kg.

Nas categorias, Autônomo e Controlado por Rádio Frequência, a dimensão da largura e comprimento é de 20 cm e altura é ilimitada. Já no Kit de Robótica - 1Kg e, nesse caso, a dimensão da largura e comprimento é de 15 cm e altura ilimitada. Além disso, existirão duas palestras específicas da área de automação residencial e de robótica móvel, área e médica.

Palestras Magnas

Dez palestras magnas irão ocorrer no I Workshop de Pesquisa e Inovação do IFMT. Na quarta-feira (17/11), os temas das palestras são: "Um Doce Balanço a Caminho do Sucesso", por Marcos Fiori; Políticas de Pesquisa e Inovação para o Estado de Mato Grosso , por João Carlos de Souza Maia - Fapemat; Aspectos Legais da Lei de Inovação, por Geraldo da Cunha Macedo, OAB-MT;

Na quinta-feira (18/11), as palestras são: Agroecologia Voltada para a Pesquisa e Inovação - Projeto PAIS, por Aly Ndianye; Copa de 2014: Oportunidades e Responsabilidades para as instituições de Ensino Profissional; Automação Residencial sob ponto de vista da Domótica, Armando da Silva Filho - Unemat; Robótica: Visão geral sobre a robótica móvel, aérea e médica, Geovany Araujo Borges- UnB.

Na sexta-feira (19/11), vão ser apresentados os seguintes temas: Inovação Tecnológica e Sustentabilidade Ambiental, por Shigeo Shiki - MMA; Políticas de Fomento a Pesquisa, Inovação e Extensão para os IFs , por Aléssio Barros - Reitor IF Brasília e a A Era da Inovação Coletiva e seu Diferencial Competitivo,por Gil Claudio Giardelli (SP).

Mini-cursos

São oferecidos seis mini-cursos com 50 vagas cada. Será cobrado uma taxa de inscrição de R$20,00 que dará direito a participação de dois minicursos, que terão a duração de 4 horas, das 14 as 18 horas. Os cursos terão direito à emissão de certificado. Os interessados em participar dos mini-cursos do I Workshop deverão fazer sua inscrição no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).

Veja quais são os Mini-cursos: Introdução a Microprocessadores (17/11), Turismo Rural: Identificando Potencialidades (17/11), Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAI) (18/11), Pagamentos por Serviços Ambientais (18/11), Inspeção de Produtos Agropecuários: animal e vegetal (18/11) e Técnicas de Materiais Alternativos para Construção (19/11).

Prêmio IFMT de Inovação Tecnológica

O Prêmio IFMT de Inovação Tecnológica tem por objetivo identificar e premiar projetos que apresentem o desenvolvimento de produtos e/ou processos inovadores para questões e necessidades da sociedade, buscando inovações oriundas dos resultados de pesquisas e de trabalhos de criação materializados em produtos e/ou processos que representem inovação ou aperfeiçoamento no âmbito das grandes áreas de atuação do IFMT. Visa também premiar projetos que desenvolvam brinquedos educativos/pedagógicos buscando estimular, de forma lúdica, a criatividade, a concentração, a atenção, a curiosidade e o pensamento estratégico de estudantes dos diferentes níveis de ensino.

Veja os trabalhos que concorrem ao Prêmio IFMT de Inovação Tecnológica: Pó para preparo de pudim em pó, feito com extrato de soja sabor manga; Sensor ultrassônico para deficientes visuais; Fazenda Fácil; Chuveiro Termo-controlado; Robô Rádio Controlado e Autonômo; Kit Didático Programável Painel 3 D com 5 estágios (microcontroladores); Secagem solar de frutas e hortícolas; IFETINHO: brinquedo didático-pedágogico e de educação socioambiental; Composteiras e canteiros de vermicompostagem à base de Taboca; Sistema de Adubação (separador, triturador e misturador); Bala de banana light com gengibre; Central Interligada de Automação Residencial; Cocada com cenoura e beterraba; Massa para Pizza sem Glutén; Elaboração da Soja-Hortaliça-Edamame cozida e salgada e pasta de soja hortaliça e Carvão de Babaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário