wwwizasalies.blogspot.com
Aproximadamente 500 profissionais da educação de 40 municípios de Mato Grosso discutem de hoje (16/11) a 18/11 a integração da base da educação profissional a base nacional comum para o ensino médio, durante o Seminário ‘Ensino Médio Integrado: Princípios e Pressupostos’, realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso.
A Secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, propôs durante a abertura dos trabalhos que os profissionais fizessem uma reflexão sobre as ações desenvolvidas. “O Ensino Médio não pode ser abstrato na vida dos estudantes. Então no que é que ele tem de se diferenciar? Precisamos pensar fazendo.
O professor não pode mais dar a aula solitária, preso aos 48 metros quadrados da sala. Cada um tem de avaliar o que pode fazer. Se meu aluno está evadindo, como melhorar? Temos o entendimento de que esse é o momento para essas discussões e tenho a certeza de que as discussões irão acrescentar muito ao processo de ensino aprendizado”.
Para o representante do MEC, Francisco Costa Sobrinho, é imprescindível que se integre o conhecimento do ensino médio à prática. “Essa é uma relação mais do que necessária”.
A secretaria adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Fátima Rezende, completou afirmando que “a função da educação é preparar esse jovem para a vida. E esse é um momento ímpar para que possamos, de fato, fortalecer as políticas públicas”.
Para 2011, explica o gerente de Ensino Médio Integrado da Seduc, Hércules Assunção, o número de escolas oferecendo as atividades do Ensino Médio Integrado, será ampliado para 63 escolas. O que irá refletir no aumento das vagas para 9 mil.
O Ensino Médio Integrado em Mato Grosso foi implantado no ano de 2007 pelo Governo do Estado e conta com recursos também do Governo Federal, por meio do Programa Brasil Profissionalizado, que possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional.
Hoje, o Estado atende a 6.018 mil estudantes em 54 escolas e oferece cursos técnicos nas áreas de informática, administração, vendas, comércio, logística, secretariado, agroecologia, meio ambiente, agroindústria, em serviço de restaurante e bar.
A professora Gerte Lúcia Theisn, da Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, da cidade de Nobres, considera as discussões necessárias para a integração dos currículos. “A partir de 2011 estaremos oferecendo a modalidade do Ensino Médio Integrado e com certeza a troca de experiências é saudável. Essa é a oportunidade para que os profissionais troquem informações que possam subsidiar boas práticas dentro da sala de aula”.
O coordenador do Ensino Médio em Mato Grosso, Marcos Amado, finaliza dizendo que o seminário é fruto de um trabalho que está sendo desenvolvido desde o ano de 2007 e as observações pertinentes a esse período serão analisadas. Para otimizar as discussões, no último dia do evento, serão realizadas duas mesas redondas. A primeira das 14h às 16h30, com o professor Doutor Ramon de Oliveira e professor doutor Ronaldo Lima e professora doutora Elinilze Guedes. A temática será baseadas nas perguntas enviadas pelos participantes.
Às 16h o debate será feito com os professores especialistas Hércules Assunção, Teresinha Costa e professor mestre Marcos Amado, sobre Modalidade e Formas de Oferta – EMIEP, Organização por Semestre, Ensino Médio Inovador.
Participaram do evento a secretaria extraordinária de Apoio a Políticas Educacionais. Flávia Maria Barros de Nogueira, o representante do Programa Brasil Profissionalizado, Mácio Cenize, além de representantes das Superintendências de Educação Básica (SUEB), de Diversidades Educacionais, de Formação dos Profissionais da Educação, e de Gestão Escolar.
PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Seduc debate Ensino Médio Integrado a Educação Profissional
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário