quarta-feira, 17 de novembro de 2010
www.seduc.mt.gov.br
Professora Jacilda Carmen da Silva*
O lúdico, abrangendo as brincadeiras e os jogos são fatores intrínsecos à natureza humana. Todos nós, nas diferentes fases da vida necessitamos do lúdico, precisamos alegar nossa alma com brincadeiras e jogos. Entretanto, na fase infantil e adolescência essa necessidade é ainda mais forte e marcante.
A criança precisa das brincadeiras até com auxilio para formação de sua personalidade. Alem do que comprovadamente ela aprende com maior rapidez e segurança se o assunto ensinado for mediado através da ludicidade.
Desta forma nada mais justa e relevante a escola, espaço de aprendizagem, organizar suas atividades pedagógicas dando espaço para os jogos e brincadeiras, uma vez que os mesmos facilitaram o processo de ensino e aprendizagem.
Acredita-se que os educadores estão ciente da importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras, mas muitas vezes, tem dificuldade em desenvolver uma metodologia lúdica no contexto escolar.
Por isso é importante propor um estudo reflexivo onde o lúdico é uma das principais ferramentas do profissional da educação infantil e é imprescindível que o educador seja persistente e busque uma metodologia lúdica consistente para proporcionar à criança as vivencias significativas que irá acompanhá-las pela vida a fora.
O educador ao participar com a criança da construção do conhecimento deve considerar um ser ativo, possuidor de vontades perceberem e identificar seus objetivos nas interações e brincadeiras com outras crianças.
Se observarmos as atividades que as crianças realizam veremos que os jogos e brincadeiras podem estar presentes tanto no dia a dia das creches e pré-escolas quanto na vida domestica das crianças.
Consequentemente os professores que souberem trabalhar com jogos e brincadeiras no seu planejamento poderão tornar suas propostas de atividades mais adequadas à forma como as crianças pequenas se desenvolvem e aprende.
É a partir dessas observações que se criam condições para a interação menos conflitante entre professor e aluno.
*Pedagoga e Especialista em Gestão Escolar
Alexandra Aparecida Leontino Pedagoga e Especialista em Gestão Escolar
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário