quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O Lúdico na Educação Infantil

quarta-feira, 17 de novembro de 2010
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Professora Jacilda Carmen da Silva*

O lúdico, abrangendo as brincadeiras e os jogos são fatores intrínsecos à natureza humana. Todos nós, nas diferentes fases da vida necessitamos do lúdico, precisamos alegar nossa alma com brincadeiras e jogos. Entretanto, na fase infantil e adolescência essa necessidade é ainda mais forte e marcante.

A criança precisa das brincadeiras até com auxilio para formação de sua personalidade. Alem do que comprovadamente ela aprende com maior rapidez e segurança se o assunto ensinado for mediado através da ludicidade.

Desta forma nada mais justa e relevante a escola, espaço de aprendizagem, organizar suas atividades pedagógicas dando espaço para os jogos e brincadeiras, uma vez que os mesmos facilitaram o processo de ensino e aprendizagem.

Acredita-se que os educadores estão ciente da importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras, mas muitas vezes, tem dificuldade em desenvolver uma metodologia lúdica no contexto escolar.

Por isso é importante propor um estudo reflexivo onde o lúdico é uma das principais ferramentas do profissional da educação infantil e é imprescindível que o educador seja persistente e busque uma metodologia lúdica consistente para proporcionar à criança as vivencias significativas que irá acompanhá-las pela vida a fora.

O educador ao participar com a criança da construção do conhecimento deve considerar um ser ativo, possuidor de vontades perceberem e identificar seus objetivos nas interações e brincadeiras com outras crianças.

Se observarmos as atividades que as crianças realizam veremos que os jogos e brincadeiras podem estar presentes tanto no dia a dia das creches e pré-escolas quanto na vida domestica das crianças.

Consequentemente os professores que souberem trabalhar com jogos e brincadeiras no seu planejamento poderão tornar suas propostas de atividades mais adequadas à forma como as crianças pequenas se desenvolvem e aprende.

É a partir dessas observações que se criam condições para a interação menos conflitante entre professor e aluno.

*Pedagoga e Especialista em Gestão Escolar
Alexandra Aparecida Leontino Pedagoga e Especialista em Gestão Escolar

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