quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Escola realiza teste vocacional no Ensino Médio - Nova Mutum /MT

www.seduc.mt.gov.br


Professores da Escola Estadual José Aparecido Ribeiro de Nova Mutum decidiram amenizar o impacto da escolha profissional para os estudantes do Ensino Médio da unidade.

Desenvolveram uma atividades dinâmicas como palestras e visitas a universidade, com a finaldiade de ampliar o conhecimento dos alunos sobre diferentes áreas profissionais.

Com a proposta de ajudar cada um a descobrir a vocação profissional, as professoras Kattiana Camilla Ghislandi e Tânia Inês Manjabosco desenvolveram um trabalho intitulado Conhecendo os Caminhos do Amanhã. A idéia surgiu depois de perceberem a angustia dos alunos em ter que escolher qual carreira seguir.

Para implantar a proposta as professoras realizaram dinâmicas voltadas ao autoconhecimento, interação com o grupo, trabalho em equipe, e percepção dos valores pessoais de cada integrante. Em seguida, realizaram palestras com profissionais de diferentes áreas.

Os estudantes conheceram o trabalho do psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médico, enfermeira, veterinária, advogado, arquiteta, professor, tecnólogo em alimentos, tecnólogo em informática.

“Os profissionais vieram até a escola falar sobre a sua profissão e a sua área de atuação”, contam.

Conforme as idealizadoras da atividade também foram feitos testes vocacionais para que esses alunos pudessem identificar as áreas de interesse.

Finalizando as atividades os estudantes visitaram universidades, como Uninova, em Nova Mutum, a Ufmt, Unic e Univag em Cuiabá e Várzea Grande. Nessas visitas tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações das faculdades, laboratórios e até assistir algumas aulas nestas instituições. (com escola).

ROSELI RIECHELMANN
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário