Dados divulgados ontem em São Paulo pelo movimento Todos Pela Educação apontam que apenas 11% dos estudantes que terminam o 3 º ano do ensino médio tem aprendizado apropriado em matemática São Paulo -
Os alunos das escolas públicas brasileiras não estão tendo o aprendizado adequado, conforme apontam dados divulgados ontem em São Paulo pelo movimento Todos Pela Educação. Apenas 11% dos estudantes que terminam o terceiro ano do ensino médio estão tendo aprendizado apropriado em matemática e apenas 14,8% dos que concluem (8º ou 9º ano) o ensino fundamental compreendem a matéria.
Quando o aprendizado é avaliado em língua portuguesa, o desempenho é um pouco melhor, embora ainda muito baixo. Apenas 28,9% dos alunos que terminam o ensino médio (3º ano) com aprendizagem adequada em língua portugue.
Na conclusão do ensino fundamental o índice não passa de 26,3% e entre os alunos de 5ª/4ª séries chega a atingir 34,2%.O relatório traça cinco metas até 2022: toda criança de 4 a 17 anos deve estar na escola, ser alfabetizada até os 8 anos, ter aprendizado adequado à série, todo jovem deve concluir o ensino médio até os 19 anos. A meta mais importante sugere que ´70% ou mais dos alunos terão aprendido o queé adequado para a sua série`. Se continuar no ritmo atual o Brasil só vai atingir a meta em 2050.
Os dados de Pernambuco mostram que o estado tem conseguido formar jovens com menos de 20 anos de idade no Ensino Médio. Percentual é de 40,83% (a meta era 33,14%). São alunos que acompanham o fluxo escolar, como Daiana Monteiro, 17, que cursa o 3º ano do Médio na Escola Estadual Sizenando Silveira, no Recife. ´Na minha sala, a maioria dos alunos tem até 18 anos. A turma está equilibrada`, diz.
Para o conselheiro do Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, a Educação em Pernambuco tem melhorado, mas de forma lenta. ´É preciso acelerar esse processo`, ressaltou. Ele afirma que o estado precisa investir mais na área. Atualmente, Pernambuco gasta R$ 2.157 por aluno, enquanto a média nacional é de R$ 2.950.
Fonte: Diário de Pernambuco (PE)
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Aprendizado aquém do nível adequado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário