segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Seduc/MT - Finalização das Orientações Curriculares se destaca no balanço da SUEB em 2010

segunda-feira, 03 de janeiro de 2011

Dentre as diversas ações realizadas pela Superintendência de Educação Básica (SUEB), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em 2010, duas se destacam: o lançamento das Orientações Curriculares de Mato Grosso e a finalização do Diagnóstico Integrado da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana, que completou 10 anos de implantação no estado.

A discussão e sistematização das Orientações Curriculares começaram em Mato Grosso em 2008, num processo que envolveu consultorias especializadas, técnicos da Seduc, dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) e a comunidade escolar, das Redes Estadual e Municipal. Com as Orientações Curriculares, as escolas do estado têm agora um “norte”, produzido coletivamente, para a elaboração de seus currículos e Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs).

Já a avaliação dos Ciclos foi um trabalho que contou também com 100% de participação dos vários segmentos educacionais. Os resultados, depois de analisados, serão os indicadores para o replanejamento das ações das superintendências da área pedagógica da Seduc nos próximos anos. A escola organizada por ciclos é centrada na aprendizagem. Se o educando não aprendeu o conteúdo esperado para sua idade-ciclo, ele não é punido por isso, mas participa de um conjunto de estratégias para se reverter o quadro. Na escola seriada, o foco é o conteúdo. Se o aluno não aprendeu o conteúdo esperado, ele é reprovado e repete o ano.

A Superintendência passou por uma grande reformulação em 2010. Algumas de suas Coordenadorias e Gerências foram incorporadas à Superintendência de Diversidades, criada em maio de 2010. Estes são os setores que deixaram de fazer parte da SUEB: Coordenadoria de Educação Escolar Indígena, Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos, Gerência de Educação Ambiental, Gerência de Educação do Campo, Gerência da Diversidade Étnico-racial, Gerência de Educação Especial. São estas as Coordenadorias que agora compõem a SUEB: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Projetos Educativos. Estas coordenadorias possuem cinco gerências.

A principal missão da SUEB é refletir, refratar, construir, orientar, acompanhar e executar as políticas públicas referente ao Currículo para a Educação Básica de Mato Grosso. O objetivo é contribuir para a gestão pedagógica, administrativa e logística em prol de uma aprendizagem com qualidade.

Para a superintendente Aidê Fátima de Campos, as ações que possibilitaram melhorias na qualidade de ensino, das modalidades de Ensino Fundamental e Médio, estão são visíveis no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Este é calculado pela nota média padronizada mais os indicadores de rendimento escolar. Nesse contexto, ela aponta que Educação do estado atingiu as médias indicadas pelo Governo Federal, tanto no Ensino Fundamental quanto Médio.

Nos últimos anos, a Educação de Mato Grosso implantou modalidades como o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, Ensino Médio Noturno Semestral e Ensino Médio Inovador. Conforme Aidê, todas essas modalidades, em fase de implantação, atingiram resultados satisfatórios na aprendizagem e permanência dos estudantes na escola. Ele destaca ainda como fator importante o fornecimento da merenda escolar para o Ensino Médio, nos três períodos, o que auxiliou também na freqüência, aprendizagem e permanência dos jovens.

Outro avanço significativo foi registrado em relação às bibliotecas escolares, por meio das Coordenadorias de Ensino Médio (2007 a 2009) e Projetos Educativos (2009/2010). Foram revitalizadas e implementadas mais de 400 bibliotecas no estado como espaços educativos. Para ela, o grande desafio dessa ação foi o de disseminar o conceito de que a biblioteca é sim um espaço pedagógico, onde também se desenvolvem capacidades e aprendizagens.

Ações da SUEB para 2011

Para 2011, a SUEB tem um planejamento de fôlego. Estão programadas 72 diferentes ações. Dentre estas, por exemplo, a construção e publicação dos Cadernos Pedagógicos de Alfabetização; A elaboração de Cadernos Orientativos das Ações Intervenção Pedagógica (superação/articulação); Monitorar os 15 Cefapros em suas ações de inferências nas escolas que apresentaram queda e/ou não atingiram a meta para o IDEB em 2009; Realizar encontros orientativos do Ensino Médio em 10 pólos, para formadores dos Cefapros e coordenadores pedagógicos sobre as propostas curriculares do Ensino Médio; Adquirir livros técnicos para as dez escolas de Ensino Médio Integrado/ Proeja e Selecionar e apoiar 150 projetos pedagógicos escolares nas diversas linhas temáticas e áreas do conhecimento, bem como acompanhar a execução dos mesmos nos municípios.


SERGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário