quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Seduc/MT- Cefapros têm estrutura fortalecida

Em 2007, os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), contavam com 13 unidades e 145 profissionais. Agora, em 2010, eles são 15 unidades e 450 professores formadores.

Este é um dos dados do balanço de 2010 da Superintendência de Formação dos Profissionais de Formação da Seduc (SUFP), que apontam para o fortalecimento destas unidades.

Os Cefapros passam por um amplo processo de investimentos, que vão desde melhorias na infraestrutura à ampliação das atividades de formação e atualização dos profissionais da Educação, quer seja na Rede Estadual como Municipal.

Por exemplo, está em curso um convênio com o Ministério da Educação (MEC) para a construção de oito sedes novas para os Cefapros. Também foram adquiridos veículos para estas unidades. Antes deste investimento, os professores formadores tinham dificuldades para o descolamento às unidades escolares de sua área de abrangência.

O leque de serviços oferecidos pelos Cefapros foi ampliado, por exemplo, nas seguintes ações: apostilamento em Língua Espanhola para atender à demanda urgente da implantação do ensino de Língua Espanhola; Implementação do programa Formação pela Escola e Implantação do projeto piloto Sistema Integrado de Gestão da aprendizagem (SIGA).

Para 2011, a superintendente da SUFP, Ema Marta Dunck Cintra, informa que estão previstas diversas ações para serem desenvolvidas em benefício dos Cefapros. Dentre estas: Implementação das Orientações Curriculares via Sala de Educador; Publicação e normatização dos Cefapros (carreira/vida funcional dos profissionais); Implementação da Estrutura dos Cefapros (Construção / Ampliação e Reformas); Teste Seletivo (Atualização do quadro dos formadores dos Cefapros); Seleção de profissionais para atender às ações de formação para os povos indígenas; Implantação de Centros de Formação Indígena; Formação para diretores das escolas indígenas (com a Superintendência de Gestão Escolar – SUGT); Formação para os professores Indígenas; Especialização em Formação de Gestores dos Cefapros; Ampliação física dos Cefapros para atendimento à Universidade Aberta do Brasil (UAB); Ampliar o número de carros para os Cefapros para atender ás populações escolares mais distantes (inclusive barco).

Só o balanço de uma das ações do Cefapro, em parceria com o MEC e os Núcleos de Tecnologias Municipais (NTM), aponta para o atendimento, desde 2008, de 20 mil profissionais, das Redes Estadual e Municipal, em curso de Introdução à Educação Digital.



SÉRGIO LUIZ FERNANDES
Assessoria/Seduc-MT

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