segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Falta de alunos poderá fechar escolas estaduais de Cáceres no periódo noturno

Jornal Expressão

A falta de alunos poderá fechar algumas escolas no período noturno, a partir de 2011, em Cáceres. A maioria dos alunos que está ingressando ao ensino médio é da faixa etária entre 15 a 16 anos e não fazem parte da clientela do ensino do período noturno. A revelação foi feita, nesta semana, pelo assessor pedagógico Romeo Costa, ao informar que a demanda tem sido muito grande, principalmente, para matrículas no período vespertino. Explica que a ausência da clientela para o período é resultado da implantação da “Escola Ciclada”, que extinguiu o processo de repetência do aluno.

‘Com o fim da repetência, através do ciclo de formação humana, a maioria dos alunos entra no ensino médio com 15 ou 16 anos. E, isso vem aumentando a demanda no período diurno, principalmente, o vespertino, tendo em vista que, crianças nessa idade não são clientelas do noturno” ressalta o assessor lembrando que a falta de alunos à noite já sem sendo sentida há vários anos, em escolas da rede pública estadual. “Muitas escolas estão ficando vazias a noite” afirma justificando o possível fechamento dos estabelecimentos.

De acordo com a Assessoria Pedagógica, até no final deste mês, as escolas aguardam a confirmação das matriculas dos alunos da própria unidade escolar. A partir do dia 3 de janeiro estarão sendo realizadas matriculas para os novos alunos. A previsão, conforme Romeo é de que, para o ano de 2011 serão matriculados cerca de 12.500 nas escolas da rede pública estadual. As matrículas para o ensino médio profissionalizante serão destinadas às escolas “Onze de Março” e João Florentino, no distrito de Caramujo.

Reforma

No que diz respeito a estrutura física das escolas, o assessor afirma que a situação de maior gravidade se verifica no Colégio Estadual Onze de Março. Porém, segundo ele, a Secretaria de Educação, através da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) já realizou processo de licitação para reforma, principalmente, da parte elétrica e a construção dos refeitórios. “A licitação já foi realizada e creio que após o encerramento do ano letivo, as obras serão executadas”, disse anunciando a construção de duas novas escolas na zona rural.

“O governo do Estado tem demonstrado preocupaçao com as escolas de Cáceres. Além da reforma de algumas,está construindo duas novas unidades. Sendo uma na comunidade da Sadia e outra no Assentamento Nova Esperança". A escola da Sadia,conforme o assessor será composta por oitto salas de aula;quadra coberta,laboratório e biblioteca. Amesma estrutura terá a do Assentamento Nova Esperança. As duas escolas absorverão recursos na ordem de R$ 2,5 milhões.

O assessor informou que a situaçao das demais escolas,que no inicio deste ano,estavam em péssimo estado de conservaçao foi resolvida. A Esperidião Marques,segundo ele foi reformada; a Leopoldo Ambrosio e a Mario Mota receberam recursos emergencias, para algumas redequações. E, as demais, observou, também receberam pequenas reformas e estão em condições de iniciar o ano letivo em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário