segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Programa Escola que Protege expande ações para mais cem escolas públicas

Redação 24horasnews


O Programa Escola que Protege (EqP), criado pelo Governo Federal e executado por meio de Termo de Cooperação Técnica entre as Secretarias de Educação (Seduc) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), será expandindo em 2011. Esta é a proposta das ações para cem escolas dos municípios que integram a Baixada Cuiabana.

Em 2010, foram realizadas capacitações de 243 profissionais de 61 unidades instaladas em Cuiabá e Várzea Grande. Por meio dos seminários de 90 horas/aula, os profissionais da educação receberam informações que servem para auxiliar o processo de identificação de vítimas de violência agindo de maneira preventiva e acionando a rede de proteção quando necessário.

Djane Matta, da Coordenadoria de Projetos Educativos (CPE) da Seduc, explica que a participação na formação possibilita a inserção de ações junto ao Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas participantes. “A construção de ações coletivas vem a fortalecer o processo preventivo e para o enfrentamento de situações de violência diagnosticada”, explica.

Por meio de Termo de Cooperação Técnica entre Seduc e Sejusp, profissionais da área de assistência social, pedagogos, e psicólogos foram contratados e cedidos para atuarem junto a Rede, que prevê uma série de ações (no âmbito social) para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade. Profissionais cedidos também atuam na Delegacia Especializada no Adolescente (DEA) e na Delegacia Especializada de Direitos e Defesa das Criança e Adolescente (Deddica).

No ano passado, outras 24 unidades escolares, de Cuiabá e Várzea Grande, passaram pela capacitação, realizada em parceria com a UFMT. O seminário tem carga horária de 90 horas (sendo 24 horas presenciais e as demais a distância). Diretores, coordenadores pedagógicos, agentes de pátio, além de professores articuladores, participaram das capacitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário