segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MT- Investimentos em reformas de unidades escolares superam R$ 280 milhões

Redação 24horasnews


Trinta anos em quatro, e um investimento superior a R$ 280 milhões. Esse foi o período e o empenho do Governo do Estado na recuperação de 95% da rede física das escolas de Mato Grosso. Apenas em 2007, o Estado realizou 95,89% a mais de reformas do que em anos anteriores. A priorização desse segmento foi fortalecida com recursos oriundos de convênios e contratos diretos.

A reforma em 98 escolas estaduais e ampliação do espaço físico de mais 45 unidades deram início a caminhada. Iniciava o fortalecimento de uma política de Estado em que a valorização do espaço físico da escola é vista como um dos pilares para a qualidade de ensino. Nesse período foi época também do processo de implantação de 42 quadras poliesportivas.

Para que os projetos tivessem prosseguimento com maior efetividade, atendendo a demanda, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assume nesse período o controle das obras, antes na responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura. Para tanto, amplia o quadro de pessoal em 40%, com a contratação de engenheiros e arquitetos, passando a atender a todas as etapas de obras, dos projetos à fiscalização. Os projetos passaram a ser encaminhados e a maior parte daqueles iniciados em 2007 foram concluídos no prazo.

No exercício de 2008, o que se refere às reformas, o quantitativo foi inferior ao exercício de 2007, porém, proporcionalmente, atenderam uma demanda maior de serviços nas unidades escolares contempladas. Nessas operações foram realizadas obras como adaptações de acesso, cozinha, refeitório, muro de arrimo e até ampliação de salas de aulas para atender a demanda crescente de estudantes. Neste ano foram concluídos o processo de construção de outras 68 quadras poliesportivas cobertas.

Em 2009 as construções estão em andamento, e novos projetos são apresentados. Nesse período foram construídas 10 novas unidades escolares, sendo nove na zona rural por meio do convênio entre a Seduc e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e uma através de convênio com a prefeitura, no município de Acorizal. Ainda foram reformadas 12 escolas, além da execução do programa Ensino Médio Integrado, com construção de 10 laboratórios de informática em cinco regiões, com recursos estaduais.

Também nesse período se deram ações para reformas e ainda ampliações para construção de novas salas de aula. O projeto de reforma, construção de salas, prédio e quadras foi contínuo e prosseguiu em 2010.

Convênios firmados com o FNDE/MEC permitiram a elaboração de projetos para a construção de 86 unidades escolares, sendo que dessas, 81 escolas foram licitadas, a maior parte delas escolas indígenas. O projeto de reformas continuam em outras 17 unidades escolares, além da construção de mais 22 laboratórios Ensino Médio Integrado e ainda a construção de sete Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário