A elaboração de aulas mais dinâmicas é de fundamental importância para se obter êxito no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, a realização de atividades práticas é uma ótima alternativa, em especial aulas desenvolvidas nos ambientes externos à sala de aula. Contudo, é essencial que sempre haja relação com o conteúdo estudado, e não apenas uma forma de agradar os estudantes.
Tendo em vista que as atividades em ambientes “abertos” são mais bem aceitas pelos alunos, sugerimos que o educador solicite o mapeamento da escola. Essa é uma boa forma de se ensinar cartografia, promovendo a identificação das diferentes paisagens relacionadas ao local em que estudam, além de auxiliar no processo de construção do conceito de espaço geográfico.
Essa atividade tem como objetivo a representação e análise da organização espacial, onde os estudantes deverão destacar informações que acharem essenciais. Para isso, explique como se confecciona um mapa (croqui), destacando a representação dos elementos, organização, utilização de símbolos, etc.
Em seguida, é necessário encaminhar a turma para o pátio da escola e deixá-los livres para a realização do mapeamento. Auxilie durante a realização da tarefa e discuta sobre alguns dos elementos que podem ser destacados no mapeamento.
Após essa parte da atividade, discuta com os alunos sobre a distribuição dos elementos (salas de aula, pátio, banheiros, bebedouro, cantina, entre outros) no espaço escolar, identificando suas utilidades e analisando a lógica dessa organização espacial. Posteriormente, utilize os mapas produzidos e discuta os pontos mais relevantes da atividade.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
Noções cartográficas através do mapeamento da escola
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário