quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Seduc realiza ações no ensino médio para melhorar educação em MT

Patrícia Sanches

A principal meta da secretaria estadual de Educação, sob Rosa Neide Sandes, é elevar a qualidade do ensino no Estado. Hoje a área é alvo de críticas, mas segundo a secretária, Mato Grosso possui um bom desempenho no ensino fundamental e precisa melhorar a atuação do médio. Tanta preocupação se deve ao fato do Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação (Ideb) ter apontado uma redução de um décimo na nota atingida em 2007 no ensino médio, que passou de 3,0 para 2,9 em 2009, mesmo assim atingindo a meta prevista para 2011 (2,9).

Assim, Mato Grosso passou a ocupar 13º lugar no ranking nacional. Por outro lado, os índices registrados para as fases iniciais (4,9) do ensino fundamental (4,2) superam ou atingiram as metas projetadas para o ano passado, colocando o Estado no 5º lugar no ranking brasileiro. “É preciso manter a base, mas ter uma atenção redobrada com o ensino médio”, reforçou Rosa Neide, em entrevista exclusiva ao RDNews.

Neste sentido, ela cita como exemplo o fato de hoje já existirem 90 escolas de ensino médio integrado, em que os alunos também são profissionalizados. “Além disso, implementamos em 7 escolas o chamado ensino médio inovador, em que são oferecidas aulas diferenciadas”, ressalta a secretária. Ela cita como exemplo a escola estadual Liceu Cuiabano, onde foi desenvolvido um projeto de robótica.

Hoje estão dentro deste sistema 5 unidades de Cuiabá, uma de Nobres e outra em Diamantino. A meta nos próximos 4 anos, conforme Rosa Neide, é estender este modelo para todas as 150 unidades onde existe apenas o ensino médio. Para tanto, os professores vão ser capacitados, tendo o apoio do Sebrae e Senai. Rosa Neide pondera que apesar dos avanços, entende que ainda há muitas deficiências a serem supridas, por isso, é preciso que os alunos até 8 anos tenham um maior acompanhamento para que aprendam a ler adequadamente.

“A leitura é fundamental, por isso, distribuímos uma caixa com 25 livros para cada sala com alunos de até 11 anos. Assim conseguimos evitar que haja o chamado analfabeto funcional”. Hoje existem 720 escolas estaduais. São 450 mil alunos, sendo que 129,7 mil estudam no ensino médio. Para atender a demanda são necessários 12 mil professores. Toda a estrutura da Seduc conta com 36 mil servidores e a folha anual é de aproximadamente R$ 1 bilhão. O orçamento da pasta para 2011 é de R$ 1,3 bilhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário