terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Conheça o Plano de Governo para Educação de Mato Grosso

Redação Secom

EDUCAÇÃO

- Manter e ampliar os programas Aprendizagem com Qualidade e Gestão Ativa.

- Criar e viabilizar os Centros Poli-Esportivo-Culturais, sob a forma de Fundação Pública.

- Promover Programas Públicos de Leituras.

- Proporcionar aos estudantes da rede pública estadual acesso ao estudo de idiomas mediante a criação do Instituto Mato-grossense de Idiomas - IMI.

- Instituir e viabilizar o Programa "Conectar" que visa estimular o apadrinhamento de escolas públicas estaduais por grupos da sociedade civil organizada.

- Criar e viabilizar o Balcão do Estagiário.

- Fortalecer as ações do Programa MT Vestibular criando mais pólos de ministração das aulas no interior do Estado.

- Criar o Programa Jovem Potencial para incentivar estudantes oriundos de famílias com renda mensal de até 02 (dois) salários mínimos com potencial cognitivo e comprometimento com os estudos acima da média de seus pares cronológicos.

- Universalizar turno de seis horas nas escolas públicas estaduais.

- Climatizar todas as salas de aula das escolas da rede de ensino do Estado.

- Iniciar o debate sobre a viabilidade de implantação de cursos no ensino público superior em ciências biológicas nas Regiões em que se e ativará os Hospitais Estaduais Regionais.

- Fortalecer a UNEMAT para o cumprimento de sua missão institucional, bem como garantir o aumento de vagas dos cursos. (EIXO 5)

- Apoiar e envidar esforços políticos para a implantação da Universidade Federal em Rondonópolis, Várzea Grande, Sinop e Barra do Garças. (EIXO 5)

- Apoiar o desenvolvimento de projetos comunitários e de educação profissional, envolvendo o Terceiro Setor e o Governo, em prol da inclusão laboral das pessoas portadoras de necessidades especiais.

- Adotar e defender o princípio de educação inclusiva visando assegurar a matrícula das crianças portadoras de necessidades especiais em escolas regulares.

- Viabilizar a educação inclusiva das pessoas portadoras de necessidades especiais nas escolas regulares mediante a capacitação do quadro docente da rede de ensino e o emprego de verba para a adaptação arquitetônica dos prédios da rede estadual de ensino e para a construção de salas de apoio pedagógico.

- Fiscalizar se os currículos escolares e estratégias de ensino estão adequados à realidade dos alunos portadores de necessidades especiais e promover a adequação se necessário.

- Promover a expansão da educação profissional técnica para os portadores de necessidades especiais e promover campanhas e incentivos fiscais sensibilização dos empresários de cada região para que empreguem adequadamente os alunos formados nestes cursos.

- Integrar políticas de educação e cultura, transformando as unidades de ensino em centros irradiadores de cultura

- Promover a educação, capacitação profissional e trabalho nos presídios.

- Incluir a disciplina de Educação em Direitos Humanos no ensino público estadual.

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