A
presença de 750 mil pessoas na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 9
a 19 de agosto, no Parque Anhembi, já seria suficientemente gratificante para
os seus realizadores. Contudo, pesquisa do DataFolha referendou que o evento
responde cada vez mais às expectativas quanto à sua capacidade de atrair
crescente número de brasileiros ao mundo do livro, espaço no qual as pessoas
transformam suas vidas, o País e o mundo, por meio do conhecimento, patrimônio
mais valioso dos indivíduos na sociedade contemporânea.
No
universo do público adulto que visitou a 22ª Bienal, 94% declararam-se
satisfeitos e 98% manifestaram a intenção de participar das próximas edições,
revela o DataFolha, que também aponta: 82% dos frequentadores, ante 80% em
2010, compraram livros no evento. A média cresceu de 5 títulos, em 2010, para
5,2 por pessoa. O valor nominal médio das aquisições subiu de R$ 90,97 para R$
95,59.
Este
dado é ainda mais interessante se considerarmos que, a cada ano, os preços
médios no mercado editorial vêm caindo no País, como evidencia a última edição
da pesquisa FIPE, feita para a CBL e o SNEL, “Produção e Vendas do Setor
Editorial Brasileiro”, com dados de 2011: o preço médio do livro, computados
todos os gêneros, recuou 6,11% nas vendas das editoras ao mercado, em relação a
2010. A queda acumulada desde 2004 é de 21,8%. Descontada a inflação, o
decréscimo real é de 44,9% no período 2004-2011. Em 2010, o preço médio de cada
título nas vendas ao mercado era de R$ 12,94, caindo para R$ 12,15, no ano passado.
Mais
pessoas comprando livros, mais pessoas procurando o mundo dos livros: a
pesquisa do DataFolha sobre a 22ª Bienal indica o aumento do número de
indivíduos adultos (43% em 2012, contra 38% em 2010) que visitaram o evento
pela primeira vez. Também cresceu a proporção dos frequentadores da Classe C,
de 14% para 19%. O cruzamento dos dois dados evidencia que a Bienal vem
cumprindo a meta de contribuir para o sucesso da principal bandeira do mercado
editorial, de ampliar a base de leitores e democratizar o acesso ao livro.
Os
visitantes da Classe B mantiveram-se no mesmo patamar de 2010 (63% do total) e
os da Classe A recuaram de 21% para 17%. Tinham curso superior 71%, contra 74%
em 2010 e Ensino Médio, 28%, ante 23%. Cresceu sete pontos percentuais a
participação dos frequentadores na programação cultural, que contou com 29% do
total, em 2012, contra 22%, em 2010. Segundo o DataFolha, a pesquisa
entrevistou 759 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais, para
mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.
Vox
populi, Vox Dei! Se 98% dos frequentadores querem voltar às próximas edições,
só nos cabe ouvi-los, atendê-los e fazer uma Bienal Internacional do Livro de
São Paulo cada vez melhor, buscando aperfeiçoar o que for possível. O evento
consolida-se como grande porta de entrada ao universo da leitura. Bem-vindos!
Presidente
da Câmara Brasileira do livro (CBL).
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