quarta-feira, 3 de outubro de 2012

83% dos alunos têm professor insatisfeito, afirma a Unesco


Por Antônio Gois

Os professores brasileiros, com exceção apenas de seus colegas uruguaios, são os mais insatisfeitos com seus salários, segundo um relatório divulgado ontem pela Unesco, no comparativo entre 11 países em desenvolvimento. No estudo, 83% dos alunos do ensino primário (equivalente, no caso brasileiro, aos quatro primeiros anos do ensino fundamental) estão em classes cujos docentes se declararam insatisfeitos com os salários.

O relatório também mostra, como já evidenciado em outros estudos da Unesco, que as taxas de repetência no ensino primário no Brasil destoam, e muito, das de outros países.

No Brasil, a repetência chega a 19% dos alunos no ensino primário, mais que o dobro da verificada no segundo país com maior percentual, o Peru, com 8,8%.

O estudo da Unesco, intitulado “Um Olhar para o Interior das Escolas Primárias”, faz parte do programa WEI (sigla, em inglês, de Indicadores Mundiais de Educação), que monitora a educação em países em desenvolvimento.

Duplo emprego

Sobre o alto grau de insatisfação dos professores brasileiros com seus salários, o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny, destaca outro dado do relatório, que mostra que o percentual de alunos cujos professores trabalham em mais de uma escola chega a 29% no Brasil, o maior entre todos os países analisados.

Não por acaso, os outros dois países com maiores percentuais nesse quesito são Argentina e Uruguai, onde igualmente o nível de insatisfação com o salário chega a mais de 80%. “Todo mundo que trabalha sabe que uma dupla jornada afeta o desempenho. Isso tem certamente impacto em sala de aula”, diz Defourny.

A professora Sandra Aparecida Martins Ferreira, 38, concorda. Ela leciona tanto na rede estadual quanto municipal na zona leste de São Paulo. As nove horas e meia de trabalho diárias lhe rendem ao final do mês R$ 2.200.

“É muito pouco, considerando o desgaste que temos. Os alunos vêm cada vez mais com problemas familiares e nós não conseguimos desenvolver o que desejamos. É frustrante”, diz Sandra, que dá aulas para estudantes de 1ª a 4ª séries.

Um comentário:

  1. Fanzine Episódio Cultural machadocultural@gmail.com por blogger.bounces.google.com

    para mim

    Fanzine Episódio Cultural deixou um novo comentário sobre a sua postagem "83% dos alunos têm professor insatisfeito, afirma ...":

    MINHAS OBRAS CULTURAIS

    LANÇAMENTO DA REVISTA DO CINEMA MACHADENSE (1911-2005)
    (Machado Town´s Cinema History Release 1911-2005)
    http://www.youtube.com/watch?v=msoR2iUr-8M

    ===============================================
    MINHAS OBRAS CULTURAIS
    (My cultural works)
    http://www.youtube.com/watch?v=5gyGLdnpuvQ

    ==============================================
    EPISÓDIO CULTURAL ENTREVISTA GISELE FERREIRA (Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas-MG/Brasil)

    Cultural Episode Fanzine interviews Gisele Ferreira from the (National Book Exposition in Poços de Caldas Town-MG/Brazil)
    http://www.youtube.com/watch?v=jIQ_LE6qCfU

    =============================================================
    PESADELO PSICODÉLICO (meu primeiro curta-metragem)

    (Psychodelic Nightmare) my first short film
    http://www.youtube.com/watch?v=jIQ_LE6qCfU

    ResponderExcluir